segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

ASTROLOGIA. O VERTEX E A SUA INFLUÊNCIA NOS RELACIONAMENTOS

Vertex é a palavra inglesa que na língua portuguesa traduzimos por Vértice.

O Vertex é o vértice de dois lados curvos (Eclíptica e Primeiro Vertical), mas a ocidente.

Vejamos um pouco melhor como em termos astronómicos se define este ponto.

Como sabemos os mapas astrológicos são calculados com base no sistema Horizontal de coordenadas que usa a esfera celeste que é visualizada como uma grande esfera à volta da Terra.
 
Este sistema de coordenadas utiliza 3 grandes círculos, a saber:
a)                 O círculo do Horizonte;
b)                O círculo do Primeiro Vertical.
c)                 O círculo da Eclíptica.


O Horizonte é o plano que divide a esfera celeste em dois hemisférios, um acima e visível e o outro, abaixo e invisível. Corresponde ao plano que o observador perceciona quando olha para os eventos celestes. Existem 6 pontos de orientação utilizados para a orientação nesse plano, que são: Nascente, Poente, Sul, Norte, Zénite e Nadir (estes dois últimos são utilizados para a orientação na vertical)


O Primeiro Vertical é o grande círculo que contêm o ponto leste, oeste, o nadir e o zênite de qualquer ponto sobre a Terra, sendo perpendicular ao Horizonte.

A Eclíptica corresponde à trajetória que a Terra e todos os outros planetas fazem quando circulam à volta do Sol.

O ponto resultante da intersecção dos grandes círculos da Eclíptica e do Primeiro Vertical é denominado Vertex. O ponto oposto é o Anti-vertex.



O Vertex foi descoberto pelo americano Lorne Edward Johndro e desenvolvido pelo  seu seguidor Charles Jayne. Edward L. Johndro argumentou que, se o Ascendente é determinado pela intersecção dos grandes círculos da Eclíptica e do Horizonte, se o Meio do Céu é determinado pela interseção dos grandes círculos do Meridiano e da Eclíptica, também deve haver um ponto muito sensível de energia resultante da intersecção dos grandes círculos da Eclíptica e do Primeiro Vertical. A esse ponto chamou de Vertex. O ponto oposto é o Anti-vertex.


O Vertex cai sempre no Hemisfério Ocidental do mapa e à esquerda o eixo MC-FC. O Vertex normalmente fica nas casas 5, 6, 7 e 8, mas, existe casos em que fica nas casas 4 e 9.


COMO SE CALCULA O VERTEX
Embora, grande parte dos softwares de astrologia calculem automaticamente o Vertex, indicaremos os passos para a sua determinação "à mão".

Primeiro passo
Determina-se a co-latitude do local de nascimento, subtraindo de 90º a latitude do lugar de nascimento. Exemplo: Uma pessoa nascida num local com 60º de Latitude Norte terá a co-latitude de: Colatitude = 90º- 60º = 30º N

Segundo passo
Conhecendo a co-latitude e o Fundo do Céu, e recorrendo a uma Tábua ou Tabela de Casas, procura-se o ascendente que corresponda à co-latitude calculada e ao Meio do Céu (que se coloca igual ao Fundo do Céu).

O Vértex é o ascendente que corresponde a estas duas entradas na Tabela.

O VERTEX NA ASTROLOGIA
Segundo Johndro, todo corpo esférico carregado (como o planeta Terra), tem uma componente magnética e uma componente eletrostática. O Ascendente tradicional é magnético e o Vertex é o Ascendente elétrico. Portanto não existe um, mas dois ascendentes. O ascendente tradicional, magnético, é usado voluntariamente quando a pessoa utiliza os potenciais do seu signo ascendente para se posicionar no mundo e atrair experiências que dependem de sua vontade e razão. O ascendente elétrico, o Vértex, é involuntário e atrai experiências à pessoa, independente de sua vontade ou razão. Deste modo, os dois ascendentes explicariam a natureza dupla do homem: a voluntária (Ascendente) e a involuntária (Vertex).

Segundo Renzo Baldini, o Vertex é o ascendente da nossa personalidade inconsciente ou seja a identidade da nossa alma. O Vertex nada mais é do que o Ascendente do nosso Fundo do Céu.


O VERTEX NOS RELACIONAMENTOS
Como o Vertex representa o ascendente oculto, os aspetos que os planetas lhes fazem, dão pistas sobre o ser e sobre como aparecem e são mantidos os relacionamentos. Os aspetos difíceis indicam problemas para expressar todas as facetas da personalidade ou para superar os modos conflituantes de expressão.

O Vértex está relacionado ao destino dos relacionamentos, à atração fatal, ao amor e ao ódio numa relação, às paixões à primeira vista, aos relacionamentos temporários que trazem sabedoria e às experiências adquiridas através dos relacionamentos.

Acredita-se que o Vertex esteja relacionado com os “encontros do destino”, ou seja, a eventos cármicos que têm papel importante na vida do indivíduo. Ou seja, acredita-se que os eventos do Vertex sigam a lei da Causa e Efeito.

O Vertex é muito importante nas técnicas da sinastria. Tem uma forte conotação com a Casa VII porque ele se refere a outras pessoas, encontros e associados que surgem inesperadamente em nossa vida e para a qual somos atraídos de forma irresistível.

Nos relacionamentos amorosos as pessoas envolvidas têm a sensação de reencontro, sendo a atração magnética, sexual e irresistível. A alma sente-se em alegria como se fosse um reencontro de alguém a quem se muito amou num passado distante. No entanto é sempre um relacionamento que encontra inúmeros impedimentos para sua manutenção. Ou eles são muito jovens, ou há uma diferença de idade muito grande, ou um deles é casado, etc. E mesmo que tentem desafiar os impedimentos para ficarem juntos, sempre ocorrerá algo do destino para separá-los.

Os Planetas a fazer aspeto com o Vertex são considerados de grande importância e quando se manifestam ocorrem de forma totalmente inconsciente.

O Vertex não é um ponto especialmente forte em um mapa natal a menos que tenha um planeta ou Nódulo conjunto ou em aspeto partil com ele.

Se o Vertex tem um planeta conjunto a um dos Nódulos, isto faz com essa conjunção seja mais forte do que qualquer outra coisa no gráfico.

Se o Vertex está aspetado a um planeta, esse planeta torna-se um foco muito forte no gráfico. Um planeta ligado ao Vertex, em conjunção ou numa situação próxima de um aspeto exato empurra a pessoa para um destino específico e, muitas vezes intenso (algo que a pessoa é obrigada a fazer a fim de encontrar sentido na vida).

O Vertex indica o que temos de melhorar com a ajuda dos outros. E porquê com a ajuda dos outros? Porque ele também funciona como um segundo descendente (casa VII - a casa dos relacionamentos) e mostra as pessoas que nós atraímos inconscientemente.

O Vertex nem sempre está ativo. Ele só é ativado em trânsito. São os tais encontros causados pelo destino ou encontros predestinados. Eles atraem gente especial que nos ajudarão imenso mesmo quando essas pessoas nos pareçam insignificantes. Nos trânsitos, os aspetos de Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão ao Vértex, revelam acontecimentos importantes e inesperados, algo que poderia ser traduzido como obras do destino.
O Vertex funciona principalmente quando encontramos o Vertex de uma pessoa em aspeto com um ponto ou planeta do mapa da outra. Por exemplo: Vertex do mapa 1 em quadratura ao Vertex do mapa 2. Os aspetos aos planetas transpessoais representam encontros importantes entre duas pessoas e de grande desenvolvimento pessoal.

A Vênus de uma pessoa em aspeto com o Vertex da outra poderá indicar relacionamentos muito importantes.

O signo e a casa onde se encontra o nosso Vertex e o planeta da outra que se encontra aspetado com o nosso Vertex dão indicações importantes sobre o relacionamento. O Signo mostra o trabalho que temos que fazer, a casa a área da vida e o planeta como essa pessoa nos vai ajudar.

Os relacionamentos amorosos de Vértex podem ser comparados aos aspetos Vênus e Plutão, a diferença é que eles ocorrem entre pessoas que não tem esse aspeto no mapa, necessariamente.

Se a outra pessoa tiver algum dos principais planetas (Sol, Lua, Mercúrio, Vénus e Marte), dentro de uma distância máxima de 3 graus ao seu Vértex, então essa pessoa veio para a ajudar.

Como se constata o Vertex é um pouco muito importante para a análise de sinstria (estudo da relação existente entre os mapas de duas pessoas). 
RUY FIGUEIREDO