sábado, 25 de junho de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO URANO (PARTE X)

HOJE ABORDAREMOS AS CARATERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS QUE NASCERAM COM NETUNO LIGADO A URANO


SIGNIFICADO DE URANO
Enquanto Saturno representa a apetência pelo passado, pelo conhecido e inconscientemente nos impele para sermos cautelosos e receosos e para que não saiamos da nossa zona de conforto (conhecida, controlada e controlável), Urano representa o nosso impulso para arriscarmos, abandonarmos o nosso passado e explorarmos e experimentarmos o novo, o desconhecido. Urano significa liberdade e libertação. Quando Fernando Pessoa referiu: “Quanto mais individual, mais universal”, seguramente quereria declarar que quanto mais perto estivermos da nossa essência, enquanto indivíduo, mais perto estaremos de Deus. Repare que a palavra “indivíduo” é próxima da palavra “indivisível”, ou seja, o indivíduo só é indivíduo, quando na procura de si próprio, atinge a sua ínfima (indivisível) parte. Deste modo, Urano, é o planeta da individualização pois impele-nos na busca dessa parte de nós mais profunda. Quando Urano está ligado a um planeta, isso significa que a pessoa escolheu nesta vida libertar-se da forma como no passado viveu a respetiva função psicológica associada a esse planeta. E terá de encontrar, nesta vida, uma resposta sua, individual a esta questão, ou seja, terá que descobrir qual a forma como deverá viver aquele planeta a que se encontra ligado, de modo a servir a sua identidade mais profunda. Para isso tem que se libertar de tudo aquilo que obstaculiza esse processo (sociedade, cultura, religião, família). Terá que libertar-se e partir à procura até encontrar algo em que se sinta devolvido. “Eu estou aqui, eu sou isto, eu sou livre”. Quando Urano é cerceado, sente-se sufocado, tem falta de ar, pois não é livre.
Num mapa, a posição de Urano (signo e casa) e os aspetos que faz com os outros planetas natais e singularidades (ascendente, meio do céu, cabeça do dragão, etc.) indica-nos onde temos que ser originais, abandonar as coisas do passado, fazer o processo de libertação, libertar das pressões externas ou internas condicionadoras e de que forma temos que evoluir. O nativo nasce para esta vida, já desconfortado face às situações condicionadoras que “herdou” do passado cármico, mas ainda não tem respostas descondicionadas para resolvê-las. Vai então ter que libertar-se dos obstáculos que cerceiam a sua liberdade e que entravam o seu processo evolutivo. Vai ter que procurar uma resposta descondicionada que seja sua, individual, criativa, livre e que sirva a sua identidade.


SIGNIFICADO DE NETUNO
Netuno rege o signo de Peixes. É um planeta feminino, passivo, recetor, “yin” e portanto está ligado às emoções e aos sentimentos. Netuno é o apelo do absoluto, do amor universal e do serviço. É o nosso apelo mais inconsciente de unidade, de totalidade. Netuno quer sempre ligar, mas ligar de uma forma total.

CONSCIÊNCIA DA LIGAÇÃO NETUNO URANO
Netuno e Urano são planetas não pessoais. Se Netuno tocar um planeta pessoal temos consciência do efeito, mas se tocar um planeta não pessoal (como Urano) só haverá consciência do efeito se essa ligação fizer aspeto a um planeta pessoal ou a um ângulo. Caso contrário, o nativo não terá consciência da influência e terá dificuldade em integrar essas duas energias que desconhece com as que domina e conhece. Só com um trânsito ou progressão é que pode ser ativado o conhecimento da experiência dessas energias.

SIGNIFICADO DE NETUNO LIGADO A URANO
A energia de Netuno (água, emoções, sentimentos, compassividade, altruísmo) é completamente diferente da de Urano (ar, pensamentos, intuição, eletricidade, desprendimento, liberdade, intelectualidade, tecnologia, independência). Netuno apela para o transcendente e espiritual enquanto Urano apela para a individualidade e liberdade. Para Netuno todos somos Um, todos somos iguais enquanto para Urano é importante a descoberta de quem somos efetivamente. Mas só poderemos amar os outros quando nos amarmos a nós próprios e só poderemos dar aos outros quando o fizermos em dádiva e não por carência. O nativo tem que primeiro ser ele próprio e só depois se juntar aos outros para realizar “A GRANDE VIAGEM DE REGRESSO a CASA".

NETUNO BEM LIGADO A URANO
Quando Netuno toca Urano de forma positiva, harmónica, o apelo de amor e o apelo de liberdade, individualidade coexistem sem tensão, ou seja, o nativo pode amar sem perder a sua liberdade, ou seja, já conquistou essa capacidade em vidas passadas. Consegue ser ele próprio apesar de se entregar, de se dar aos outros.


NETUNO MAL LIGADO A URANO
Quando Netuno toca Urano de forma negativa, desarmónica, o apelo de amor e o apelo de liberdade, conflituam. Deste modo o nativo vai sentir “falta de ar”, vai sentir-se sufocado, restringido, condicionado, quando pretende se entregar, se dar aos outros. O apelo de liberdade entra em choque com o apelo da entrega total. Contudo, a “VIDA” obriga o indivíduo a individualizar-se primeiro. Não poderá haver entrega sustentada enquanto a pessoa ainda não for livre, individualizada.
Muitas vezes, as pessoas experienciam Netuno sem ter o Urano resolvido e consequentemente estão a dar aquilo que ainda não têm. Por esse fato vão então cobrar à vida e aos outros, o sentimento de falta de liberdade que experienciam.


Ruy Figueiredo