terça-feira, 17 de abril de 2018

ASTROLOGIA. URANO NA CASA VI (PARTE XVI)


HOJE IREMOS ABORDAR AS CARATERÍSTICAS DOS NATIVOS QUE NASCERAM COM O URANO POSICIONADO NA CASA VI


Significado da Casa VI
A Casa VI é regida por Mercúrio e Virgem é o seu signo natural. Trata-se de uma casa de terra. As casas de terra têm a ver com o trabalho, serviço e realização. Enquanto a Casa II (Touro) tem a ver com as ferramentas, valores e dotes que trazemos ao mundo e que podem ser desenvolvidos e postos em prática (o que é que eu valho?), a Casa VI tem a ver com o trabalho concreto que se pode produzir (o que é que eu faço?) e a Casa X representa a área onde podemos atingir a máxima realização social e profissional (qual o meu poder?).
A Casa VI é a última casa do Hemisfério Norte também conhecido por Noturno ou Inferior e que engloba as casas pessoais (I, II, III, IV, V e VI). Nestas casas o nativo age em função de si mesmo, ou seja, ainda não “enxerga” o outro, pois o propósito destas casas é somente a obtenção da consciência individual.
A Casa VI está entre a Casa V (Leão, ego, criatividade) e a Casa VII (Balança, o outro, os relacionamentos), ou seja, está entre a casa da máxima individualidade e a casa do início da consciência da importância do outro. Ora para começarmos a dar importância ao outro, temos que aperfeiçoar a nossa personalidade e aprender que não somos nós que somos importantes (Leão) mas sim aquilo que fazemos e realizamos para os outros (tarefa, trabalho, serviço). O serviço é maior do que nós próprios.
Deste modo, a Casa VI consubstancia uma espécie de humilhação e purificação e daí estar associado ao signo de Virgem (Virgem Maria). De fato, é preciso purificar o ego, dissolvê-lo (humilhação) para que o nativo possa estar à altura da Casa VII (o outro). Mas entenda-se “dissolução do ego” na perspetiva do seu aperfeiçoamento e não do seu aniquilamento. A pessoa pode continuar a ter a sua identidade e individualidade, mas tem que compreender que não é ela a mais importante, mas sim o seu contributo para os outros. Portanto deveremos entender “purificação” mais no sentido do aperfeiçoamento da consciência individual.

A Casa VI é a casa da organização, técnicas, práticas, procedimentos e métodos de trabalho e também dos bons hábitos de vida, higiene, nutrição, saúde, doenças, rotina diária e animais de estimação.

A Casa VI está tradicionalmente afeta ao signo de Virgem. Como sabemos, Mercúrio rege ambos os signos, Gémeos (casa III) e Virgem (Casa VI). O Mercúrio em Virgem (Terra) reflete uma mente mais reflexiva, interiorizada e presa à matéria do que o Mercúrio em Gémeos (Ar), cuja mente é completamente solta, errática, leve, brincalhona e descompromissada. A mente virginiana analisa a matéria para tirar dela maior produtividade. A grande luta e sofrimento dos Virgens é não aceitarem a imperfeição da matéria. Deste modo, estão sempre a ver e a analisar o que é que é disfuncional e imperfeito para rapidamente ordenarem aquilo de forma a torná-lo numa coisa perfeita e absoluta. Contudo, o absoluto está em Peixes, no outro lado, e não está na Terra (Virgem). O Absoluto está dentro de nós, e deste modo, é a nossa atitude interior que tem que ser trabalhada para termos uma ligação pacífica com a matéria. Não é a matéria que nos dá o Absoluto (como pretendem os virgens), mas somos nós que através de trabalho interior, criamos uma relação de paz e de harmonia com a matéria que em si, é imperfeita. Mas a mente virginiana, não compreende este processo e ao não compreendê-lo, organiza e limpa, de forma obsessiva, tudo o que vê que esteja mal. Por isso é que o signo de Virgem está conotado com a perfeição e com a crítica. De fato, estes nativos procuram sempre otimizar as coisas e encontrar a melhor maneira de resolver e de eliminar os problemas. Querem que a tarefa se realize com a máxima eficiência e eficácia possíveis. Procuram a perfeição e por isso tornam-se críticos.

Significado de Urano
Urano faz o apelo da liberdade e procura romper com os condicionalismos que abraçam o nativo e que o impedem de atingir a sua essência, de ir mais longe no conhecimento de si próprio. Urano é elétrico e atua quase sempre de forma inesperada.
Podemos comparar o processo uraniano com o “descascar de uma cebola”, no sentido, em que o nativo para ser livre, para chegar à sua essência, tem que retirar todas as camadas de resistência, bloqueios e medos que acumulou durante a sua vida. O nativo apenas será livre, apenas atingirá o essencial de quem é, quando tiver arrancado todas as camadas da sua cebola existencial. Urano é esse movimento.

Significado de Urano na Casa VI
As caraterísticas do nativo com o Urano natal posicionado na Casa VI dependerão do nível ou grau de tensão em que se encontra esse planeta. Assim, se o Urano estiver direto e bem aspetado, o nativo expressará as qualidades positivas do planeta e do seu posicionamento na Casa VI, e se pelo contrário, Urano natal estiver retrógrado e/ou mal aspetado, a pessoa terá tendência para expressar o lado sombra ou as qualidades negativas de Urano na Casa VI.

Vejamos as características luminosas e sombrias que o Urano na Casa VI introduz, em cada uma das subáreas relevantes que integram a área da atividade humana daquela Casa.

Trabalho / Profissão
Lado Luminoso
Os nativos com Urano localizado na Casa VI nascem com a propensão para inventar e criar métodos que otimizem o funcionamento de tarefas. É muito frequente terem trabalhos ou empregos associados à ciência e à tecnologia. Também é frequente terem vários trabalhos em simultâneo e gostarem de mudar de emprego ou de trabalho de quando em quando. Haverá uma clara preferência pelos trabalhos que sejam executados em regime de horário flexível. No geral, estes nativos tornam-se amigos dos colegas de trabalho. Podem ser astrólogos, eletricistas, informáticos, inventores, curadores, aviadores, etc.
Lado Sombra
Se o Urano estiver dissonante na Casa VI, então é muito provável que o nativo seja algo desorganizado e que tenha dificuldade em cumprir as rotinas e os regulamentos que lhe são impostos no trabalho. Também haverá uma certa resistência para trabalhar sob a ordem de outros pois tem tendência a trabalhar à sua maneira.

Saúde, Higiene, Nutrição
Lado Luminoso
Se o Urano estiver harmónico, o nativo terá tendência para ser equilibrado mentalmente e poderá gostar de uma alimentação equilibrada e da nova era (vegetariana, vegan, macrobiótica ou outra). Poderá também ter um dom especial para a cura e para a aprendizagem ou o exercício de medicinas alternativas e complementares.
Lado Sombra
Os nativos com Urano desatinado localizado na Casa VI poderão ter tendência para doenças do foro mental (psicomatização, distúrbios mentais, nervosismo, ansiedade, inquietude, paranoias, outras). Podem também ter tendência para se alimentarem de forma incorreta e pouco saudável.

Ruy Figueiredo