sexta-feira, 23 de junho de 2023

ASTROLOGIA. VÉNUS ASPETANDO MERCÚRIO (PARTE IV)

 HOJE ABORDAREMOS VÉNUS NATAL EM ASPETO COM MERCÚRIO NATAL

Significado de Mercúrio

Mercúrio rege os signos de Gémeos e Virgem. Exalta-se em Virgem, exila-se (está em detrimento) em Sagitário e está em queda no signo de Peixes.

Mercúrio está relacionado com a mente racional, analítica, lógica, dedutiva, científica e linear que aprende sempre qualquer coisa em cada experiência e que ao analisar e racionalizar tudo o que vai aprendendo, consegue fazer pontes e ligações lógicas entre as coisas que vai experienciando. Deste modo, vai percebendo a realidade envolvente (o mundo do quotidiano, o mundo físico, o mundo concreto).

Mercúrio representa a capacidade mental de ir buscar informações que organizem logicamente o mundo, ou seja, representa a capacidade de aprender, nomear e classificar a realidade, para a entender. Mercúrio organiza a realidade envolvente através do processo mental, para ao mesmo tempo, compreender o mundo físico. Mas Mercúrio não só aprende como também transmite o que aprende, e deste modo, é também um mensageiro dos conhecimentos adquiridos. Como se constata, Mercúrio está relacionado com a comunicação (ouvida, falada e escrita), com a informação (fatos, dados), com o ensino, com o comércio, com os órgãos de comunicação social, com as telecomunicações, estradas, transportes e internet.

 

Significado de Vénus

A Vénus rege a parte feminina, “yin” e passiva da pessoa. Quando Vénus está ligada a um planeta vai procurar incutir-lhe harmonia, entendimento, amor e equilíbrio. Este planeta rege os signos de Touro e Balança. Como regente do signo Touro, Vénus reflete os aspetos ligados ao amor físico e à posse de bens materiais. Como regente do signo de Balança, Vénus está associado aos aspetos éticos, estéticos e relacionais da vida.

De uma forma geral, Vénus reflete os seguintes comportamentos da vida humana:

a)       Como regente do signo de Touro

paixão, sexualidade, sensualidade, prazeres da vida, dinheiro, bens materiais

b)       Como regente de Balança

relacionamentos, amor, ternura, afeto, poder de atração, união, partilha, fraternidade, amizade, solidariedade, sociabilidade, afinidade, paz, suavidade, delicadeza, harmonia, equilíbrio, alegria, charme, encanto, sedução, beleza, sentido estético, talento artístico, intimidade, jovialidade.

Em síntese, Vênus reflete a forma como vivemos o prazer e valorizamos e expressamos o amor e o belo. A Vénus reflete a necessidade de nos identificarmos com os outros, de nos relacionarmos e obtermos equilíbrio na relação.

 

Vénus Aspetando Mercúrio

A distância angular máxima entre o Mercúrio e a Vénus é de 75º. Isto significa que em termos aspetais, estes dois planetas podem estar em conjunção, semi-sextil (30º), semi-quadratura (45º) ou em sextil (60º).

Vénus natal fazendo aspeto harmónico ao Mercúrio natal

Quando Vénus natal está ligada ao Mercúrio natal de forma harmónica, pode indicar que o nativo tem propensão para a comunicação amorosa, agradável, ou seja, há uma componente estética ligada à comunicação.

Na conjunção, o nativo tem habilidade artística ou manual, e no sextil, tem facilidade para falar, pensar ou escrever.

Vénus natal fazendo aspeto desarmónico ao Mercúrio natal

Quando Vénus natal está ligada ao Mercúrio natal de forma desarmónica, pode indicar que o nativo tem dificuldade para comunicar de forma agradável.

Ruy Figueiredo