domingo, 14 de fevereiro de 2016

ASTROLOGIA. PLUTÃO ASCENDENTE (PARTE XXIV)

HOJE IREMOS ABORDAR AS CARATERÍSTICAS DOS NATIVOS QUE APRESENTAM PLUTÃO NATAL A FAZER ASPETO AO ASCENDENTE


SIGNIFICADO DO ASCENDENTE
Enquanto o ascendente representa a personalidade (“máscara”) que mostramos ao mundo (ser exterior), o Sol representa o nosso ser interior. Por exemplo, na ótica dos elementos e utilizando as suas cores associadas, podemos (de forma metafórica) nascer de cor amarela “por dentro” (Sol em Leão, Carneiro ou Sagitário) e mostrar aos outros, “para fora”, a cor azul (Ascendente em Gémeos. Aquário ou Balança). No exemplo sugerido, mostramos a cor azul, porque quando nascemos os nossos sentidos foram impressos nessa cor, ou seja, nascemos a ver azul, a cheirar azul, a ouvir azul, a tatear azul e a degustar azul. Deste modo, o ambiente para nós é azul e consequentemente, comportamo-nos de forma azul, os outros nos percecionam azul e iremos atrair experiências de cor azul. Tudo isso, apesar de por dentro sermos amarelos.
O ascendente (ser exterior) representa, deste modo, a maneira como encaramos o mundo e consequentemente como nos mostramos ao mundo e consequentemente como os outros nos percebem. O Ascendente tem a ver com a Casa I (casa do Carneiro e de Marte) onde nos vamos afirmar para descobrir quem somos, mas sem ainda podermos experienciar quem de fato somos. Na Casa I, não criamos e não somos especiais. Isso só acontece na Casa V (casa do Leão e do Sol) onde já fazemos as coisas a partir da nossa essência, onde criamos, onde somos especiais e já não seguimos a “manada” (“carneirada”). A Casa I representa o primeiro nível de descoberta da nossa identidade enquanto a Casa V representa o segundo nível de descoberta da nossa identidade. No entanto, só na Casa IX (casa de Sagitário e Júpiter) é que a nossa identidade é revelada na sua totalidade, quando conseguimos perceber que não devemos criar, em função do nosso ego e para o nosso ego apenas (termos aplausos, sermos reconhecidos) mas levarmos a nossa identidade única para o coletivo, a bem dos outros e não apenas para o nosso próprio benefício. Temos que “ser únicos” para pertencermos ao SER ÚNICO. Não é importante sermos para nós próprios mas sim para o TODO e todos.
Portanto o Ascendente traduz como interagimos com o mundo, representa a nossa personalidade manifestada, mas não a nossa essência individual (SOL) nem a nossa essência integrada num plano mais cósmico (Júpiter).


PLUTÃO NATAL LIGADO AO ASCENDENTE
Plutão (morte, transformação) vai ativar o ascendente (personalidade) de modo a transformá-lo. A personalidade do nativo tornar-se-á intensa, instintiva, manipuladora devido à influência desta ligação. O nativo vai interagir com o mundo de forma plutónica, com maior ou menor intensidade dependendo do aspeto que o Plutão natal faz com o Ascendente.
Vejamos então cada um das possíveis ligações de Plutão ao Ascendente.


PLUTÃO NATAL EM CONJUNÇÃO AO ASCENDENTE
Já tivemos oportunidade de falar sobre este aspeto na postagem “Plutão na Casa I”. A influência de Plutão será tanto mais forte quanto mais angular ele for, ou seja, quanto menor for a orbe que o separa do ascendente. Deste modo, Plutão conjunto ao ascendente a 1º grau é mais forte do que Plutão conjunto ao ascendente a 2º, 3º graus, e por aí adiante. Até 8 graus Plutão ainda é considerado angular. Mas temos de analisar a casa onde o Plutão está, pois ele pode ser angular de Casa I ou angular de Casa XII, ou seja, se o Plutão estiver na Casa I e simultaneamente a 1º grau do ascendente a sua influência será muito mais forte do que se estiver a 1º grau do ascendente, mas na Casa XII.
Plutão fortemente angular vai conferir ao nativo uma personalidade muito baseada no signo de Escorpião. Quanto mais angular (leia-se mais próximo do ascendente) mais escorpiónica vai ser a personalidade do nativo. Deste modo, a maneira como o nativo vai interagir com o meio envolvente, ou seja, a sua personalidade, vai ser fortemente escorpiónica, independentemente de o ascendente ser Virgem, Leão, ou de outro signo qualquer. Sendo assim, a sua personalidade vai ter traços escorpiónicos, ou seja a pessoa vai manifestar uma personalidade forte, profunda, obsessiva, compulsiva, possessiva, reservada, misteriosa, magnética, radical, introspetiva, interventiva e vai tentar manipular, controlar, dominar as relações e os outros. Para estes nativos a transformação pessoal é fulcral, e portanto nesse processo obsessivo, os outros não contam, ou seja, passam e ficam de lado. São pessoas que no geral, acabam solitárias pois é muito difícil conviver com elas. Cerceiam a liberdade do outro mas não querem que o outro lhes cerceie a sua liberdade.


PLUTÃO NATAL EM QUADRATURA AO ASCENDENTE
Aqui haverá tensão, confronto. A pessoa resistirá à sua transformação pessoal e atrairá situações drásticas, cataclísmicas, que a irão colocar em causa, para que aquele Plutão se renda, se transforme. Por exemplo, poderemos ter Plutão na Casa IV ou na Casa X a fazer quadratura ao Ascendente. Se o Plutão estiver na Casa IV, a pessoa estará demasiado obsessiva com a sua vida interior, com o seu lar e entrará em conflito, rotura, tensão, com o seu mundo pessoal, com a sua maneira de estar no mundo e com os outros. Se o Plutão estiver na Casa X, a focagem obsessiva da pessoa será nas suas realizações profissionais o que fará como que se esqueça da sua transformação pessoal. Em ambas as situações, a pessoa irá atrair experiências que de forma cataclísmica, lhe irão tirar o tapete dos pés, para que se renda, se transforme. Se a pessoa não tem a sua vida interior ou profissional resolvida, as situações relacionais que atrairá serão intensas e dramáticas pois aquele Plutão terá que perder gás, terá que transformar-se. As relações serão conflituosas devido à necessidade de controlo e de manutenção do poder.


PLUTÃO NATAL EM OPOSIÇÃO AO ASCENDENTE
Há aqui uma forte exigência relacional, uma constante cobrança e crítica nos relacionamentos.
A pessoa tem dificuldade em transformar-se em termos pessoais quando envolvida num relacionamento pois será altamente exigente ou atrairá um parceiro com as mesmas caraterísticas.


PLUTÃO NATAL EM SEXTIL OU TRÍGONO AO ASCENDENTE
Neste caso, a personalidade da pessoa manifestará traços escorpiónicos (intensidade, profundidade, tenacidade, persistência) e a sua transformação pessoal ocorrerá de forma gradual e suave, sem grandes problemas. Manifesta autoconfiança na sua relação com os outros.


Ruy Figueiredo