sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

ASTROLOGIA. URANO SOL (PARTE II)

HOJE ABORDAREMOS AS CARATERISTICAS DOS NATIVOS QUE NASCERAM COM O URANO LIGADO AO SOL NATAL


Significado do glifo do Sol
Em termos simbólicos, o círculo representa o Universo, o Todo, o Zero, o Inconsciente Primordial, o Princípio Criador, a Globalidade Indiferenciada, o Não Manifestado, enquanto o círculo com um ponto no meio, representa o Um, o Consciente. Em astrologia, o círculo com um ponto no meio representa o nosso Sol, ou seja, o nosso consciente, a nossa vontade, a nossa vitalidade (ponto) que provém do TODO (círculo) e ao qual se quer reunir (religar) através da expansão consciencial.

Significado do Sol
O SOL, estrela central do nosso sistema solar, fornece-nos calor, luz e vida. Da mesma forma, no mapa astrológico, o Sol representa o centro energético do nosso ser e da nossa vitalidade e reflete a nossa identidade, consciência, luz, propósitos, ambições, objetivos de vida, auto estima, criatividade, força, energia, vontade, entusiasmo e brilho. O Sol é o planeta mais pessoal e mais individualizado do mapa. De fato, representa o eu interior, o ego, a personalidade, a individualidade, a forma de ser, o caráter, ou seja, representa, no fundo, quem somos. Mas ninguém nasce a saber quem é, embora já seja quem é. Se o Sol é a nossa consciência e a nossa luz, há medida que vamos ampliando a nossa consciência, vamos também descobrindo um pouco mais de nós, ou seja, o nosso Sol, a nossa luz, vai brilhando cada vez mais. Neste longo processo, vamos descobrindo quem de fato somos, vamo-nos individualizando e vamo-nos fundindo com o Todo. “Quanto mais individual, mais universal”, lá dizia Fernando Pessoa.
A casa onde o Sol se encontra é a casa mais iluminada do mapa e representa a área da vida onde o nativo tem maior capacidade para brilhar, destacar-se ou realizar-se. O signo do Sol traduz a forma como o nativo se auto expressará ou canalizará a sua criatividade e individualidade. 
O Sol, no mapa natal, fornece também indicações sobre o pai do nativo.

O Sol e a Sáude
O Sol está relacionado com a vitalidade em geral, no entanto rege principalmente o sistema cardiovascular, artérias, circulação e oxigenação do sangue. A coluna vertebral e os olhos (o olho direito no homem e o olho esquerdo na mulher) também são influenciados pelo astro rei.

Significado de Urano
Urano é o planeta da revolução, libertação e individuação pois impulsiona o nativo a viver a sua vida de forma descondicionada de modo a lhe ser devolvido a sua identidade, individualidade, liberdade e felicidade. Quem vive condicionado não vive em liberdade e não se conhece plenamente a si próprio. O nativo apenas tem consciência do seu ser condicionado e não tem ideia de “de quem poderia ser” se vivesse descondicionado. Este “quem poderia ser” é de fato quem o nativo é, só que em estado de potência. Urano “obriga” o nativo a atualizar-se, a conhecer-se um pouco mais e a expandir a sua consciência.
Urano atua de forma abrupta, inesperada, elétrica, excêntrica e revolucionária.

Significado de Urano em aspeto ao Sol
Quando Urano está ligado ao Sol no mapa natal, o nativo tenderá a ser uma pessoa original, diferente dos demais e a pautar-se por comportamentos originais, inquietos, revolucionários, rebeldes e criativos /inventivos.

Urano Natal ligado harmonicamente ao Sol
Se Urano está harmonicamente ligado ao Sol (trígono ou sextil), o nativo valorizará a liberdade e a independência. Será ele próprio, será mais livre e original do que o comum das pessoas e seguramente já não pensará como os outros, nem os seguirá. Noutras vidas já conquistou essa consciência e portanto agora, nesta vida, já não consegue deixar de ser ele próprio. Este indivíduo, ao longo dos tempos, modificará a forma como está na vida, de forma facilitada e tranquila e sempre procurando o seu progresso, renovação e ampliação consciencial. Nesse sentido agirá sempre a favor da mudança e não criará resistências à renovação. Não contestará nem se rebelará porque sabe onde está a liberdade e porque já a conhece. Deste modo não irá atrair situações de falta de liberdade e mesmo se as atrair, saberá naturalmente contorná-las, não deixando de perder a sua individualidade.
Urano bem aspetado ao Sol conferirá ao nativo um certo magnetismo pessoal que encantará os outros. Este nativo batalhará ferozmente pelas suas ideias, convicções e direitos. Terá tendência para as reformas sociais, políticas, científicas. Detestará obedecer a regras e disciplinas e se submeter a regimes autoritários

Urano Natal ligado tensionalmente ao Sol
Quando Urano está ligado ao Sol de forma tensional, numa primeira fase de vida, o nativo será um contestatário, ou seja, terá tendência para ser do contra, para se rebelar.
Deste modo, será muito rebelde e contestará tudo e todos. Deseja a liberdade mas não sabe de que lado ela está e deste modo, será radical, não quererá ouvir as pessoas, não quererá esperar, tudo tem que ser já e como ele deseja. Terá dificuldade para funcionar em grupo, em cumprir ordens, disciplina e rotinas. Manifestará um temperamento elétrico, irritadiço, ansioso, impaciente, intranquilo, nervoso, explosivo, radical, problemático, rebelde, anárquico e excêntrico. Será adverso às mudanças e terá uma compulsão obsessiva por liberdade e independência. O nativo quererá ser diferente, mas como ainda não sabe como ser diferente, irá ser diferente para mostrar que não é igual. Existe o apelo de originalidade, mas como esse apelo ainda não é bem entendido, então exibe-se de forma original/excêntrica. O nativo já não pode ser como os outros mas também não sabe como há-de sê-lo (por exemplo, poderá pintar o cabelo de amarelo ou comer peixe com talheres de carne). Trata-se de uma rebeldia inconsistente pois ser livre é ser livre “com”, e não ser livre “contra”. Enquanto somos contra, não somos livres porque apesar de desejarmos a liberdade, não a temos. Numa segunda fase de vida e no momento em que começar a entender a liberdade que deseja, vai começar a não contestar e a não ser do contra. Ao reconciliar-se com a liberdade que deseja, vai tornar-se um acérrimo lutador em prol da liberdade. Até lá e enquanto este processo não for feito, o nativo terá um caráter um tanto contraditório e arbitrário e terá dificuldade em conciliar os seus interesses pessoais com os do coletivo. Dá uma individualidade marcante que pode manifestar-se em algum tipo de comportamento excêntrico e por uma necessidade de diferenciar-se dos outros.
Como o Sol representa o pai ou a autoridade, quando Urano está tensionalmente ligado ao Sol, o nativo terá tendência para se confrontar com os pais, professores e demais figuras de autoridade. Nesse sentido, viverá mais feliz se optar por profissões liberais dado que a sua liberdade e individualidade não serão postas em causa e deste modo não tem chefes contra os quais se rebelar.
Como o Sol rege o coração e Urano é elétrico, os maus aspetos Urano-Sol poderão tendencialmente afetar o coração.


Ruy Figueiredo