terça-feira, 1 de março de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO (PARTE II)

CONTINUAMOS HOJE A DESBRAVAR O SIGNIFICADO DE NETUNO

A FORMA COMO NETUNO TRANSFORMA A HUMANIDADE
Netuno atua no inconsciente coletivo, através do mecanismo de ilusão-desilusão-discernimento. Vejamos de que forma.
Netuno é um planeta muito lento demorando, em média, cerca de 13 anos para atravessar cada signo. Durante os 13 anos em que Netuno está a atravessar determinado signo, a humanidade vai sendo gradualmente impregnada da proposta netuniana relacionada com a energia desse signo. Os seres criarão expetativas sobre os assuntos, pessoas ou coisas relacionadas com essa energia e mais tarde, desiludir-se-ão, sofrerão e finalmente adquirirão discernimento ou absoluta clareza sobre os mesmos. Quando Netuno está a passar num determinado signo todos os seres do planeta irão vivenciá-lo quer tenham nascido no Irão, EUA, Rússia, Japão, Síria, ou em outro qualquer país. Cada indivíduo é mais ou menos permeável a esta impregnação energética sendo que uns acordam mais cedo, outros mais tarde mas todos são chamados para o despertar das realidades interiores relacionadas com a energia do signo que Netuno atravessa. Netuno é como a água em movimento, ou seja, gradualmente se vai espalhando até atingir todo o coletivo.
Todo o indivíduo despertado por Netuno, começa a absolutizar, idealizar, mitificar e nebulizar tudo o que está em sintonia com a energia do signo por onde está a passar. Como já referido na postagem Netuno (Parte I), essa absolutização radica na necessidade do indivíduo de procurar e encontrar algo maior do que ele, algo que o transcenda, algo que seja divino e absoluto. Deste modo, cada ser, ao ser tocado por Netuno, vai começar a atrair situações em que irá absolutizar coisas, ideias, pessoas, situações, etc. Mais tarde esse mesmo ser irá constatar que “pôs a fasquia demasiado alta”, que criou expetativas elevadas, ou seja, que se iludiu. É o fim, é a morte da ilusão, ou seja, é a desilusão. Ao se desiludir (deixar de estar iludido) vai compreender e assimilar a proposta de Netuno e expandir a sua consciência. De fato, irá assumir e firmar dentro de si próprio, determinados valores internos que dantes não faziam sentido e deixará de criar ilusões sobre as situações correspondentes à energia do signo por onde Netuno esteve a transitar.
Netuno funciona como uma onda. Ao passar, cria uma expetativa ilusória e ao regressar, limpa essa expetativa, desmascarando-a.

Façamos agora um “tour” através de alguns signos percorridos por Netuno e verifiquemos as propostas então apresentadas por esse planeta lento. A tónica é verificarmos o que é que a geração mitificou, idealizou, absolutizou e constatarmos a forma como Netuno limpou essas ilusões da humanidade.

Netuno a passar no signo de Balança (1942-1956/57)
Nessa altura absolutizou-se, mitificou-se a vida e o relacionamento amorosos. As meninas foram educadas e criadas para serem a mulher perfeita e servir o ideal ou o sonho amoroso. Havia a elevada expetativa que o outro (marido, namorado), iria devolver esse sonho de amor. Foi o tempo das músicas nostálgicas, das danças a dois “muito agarradinhos”, dos filmes em que os atores cantavam e dançavam ao mesmo, dos filmes cujo final era sempre feliz. Foi o tempo do "Happy End".
A desilusão aconteceu quando compreenderam que as expetativas que tinham criado em torno do príncipe perfeito ou da vida cor-de-rosa não faziam sentido pois todos somos imperfeitos e não existem esses seres maravilhosos que nos irão devolver o máximo da vida amorosa. Evidentemente que os nativos que nasceram com Netuno em Balança (e que não resolveram ainda o seu Netuno), ainda hoje mitificam o amor, o relacionamento a dois, a mulher ideal, o homem ideal, etc..


Netuno a passar no signo de Escorpião (1955/57 – 1970)
Nessa altura, o que foi absolutizado, mitificado, idealizado, nebulizado foi o poder e o instinto. Não se dança a dois e “agarradinhos” como no Netuno em Balança, mas dança-se sozinho, nas caves e às escuras. A música já não é nostálgica, mas forte e barulhenta (heavy metal). Esta geração entrou de forma intensa no mundo da droga e houve uma forte necessidade de se conhecer a um nível mais profundo, interno.


Netuno a passar no signo de Sagitário (1970 – 1984)
Nessa altura, o que foi absolutizado, mitificado foi a necessidade de procurar e de encontrar a “VERDADE”. A procura dessa verdade (Júpiter, Sagitário) levou à proliferação de livros, palestras e cursos sobre diversos temas, nomeadamente os relativos à meditação, religiões e filosofias orientais, ciências ocultas, ioga, entre outros.


Netuno a passar no signo de Capricórnio (1984 – 1998)
Nessa altura, o coletivo teve de enfrentar as ilusões em relação ao retorno aos valores conservadores, tradicionais e do tipo puritano.


Netuno a passar no signo de Aquário (1998 – 2011/2012)
Nessa altura, o coletivo teve que enfrentar as ilusões relacionadas com o progresso tecnológico, liberdade humana, governo mundial (NOVA ORDEM).


Netuno a passar no signo de Peixes (2011/2012 – 2025)
Neste período que ainda está a decorrer, o coletivo está a ser chamado para enfrentar as ilusões relacionadas com a espiritualidade e compassividade. As questões relacionadas com os migrantes na Europa, a proliferação do voluntariado, e outros eventos servirão de base para a criação de expetativas ilusórias. Quando Netuno transitar para Carneiro, o coletivo terá assimilado os valores da compassividade, religiosidade e amorosidade, entre outros.


Ruy Figueiredo