terça-feira, 10 de maio de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO MERCÚRIO (PARTE V)


HOJE ABORDAREMOS AS CARATERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS QUE NASCERAM COM NETUNO LIGADO A MERCÚRIO


SIGNIFICADO DE MERCÚRIO
Mercúrio rege os signos de Gémeos e de Virgem e está relacionado com a mente racional, lógica, científica e linear. Este planeta, deste modo, relaciona-se com a comunicação ouvida, dita e escrita, com a informação (fatos, dados), com o ensino e com o comércio.
A casa tradicional de Mercúrio é a Casa III que tem a ver com as pequenas viagens, com o ambiente envolvente, com os familiares próximos (irmãos, tios), com a comunicação, ensino, aprendizagem e com um sem número de fatos e dados que a pessoa vai recolhendo durante a sua vida, para entender a realidade do mundo físico envolvente e se posicionar no mundo.

SIGNIFICADO DE NETUNO
Netuno rege o signo de Peixes. É um planeta feminino, passivo, recetor, “yin” e portanto está ligado às emoções e aos sentimentos. Netuno é o apelo do absoluto, do amor universal e do serviço. É o nosso apelo mais inconsciente de unidade, de totalidade. Netuno quer sempre ligar, mas ligar de uma forma total.

SIGNIFICADO DE NETUNO LIGADO A MERCÚRIO
Quando o planeta da ilusão, do sonho (Netuno) toca o planeta da mente (Mercúrio) obviamente que haverá tendência para a pessoa sentir-se mentalmente confusa, para iludir ou enganar os outros, mentindo, sem ter consciência clara de que está a fazê-lo ou então, fazendo-o simplesmente porque prefere escapar-se de algumas situações melindrosas que a interação com os outros lhe provoca. Os fatos podem não ser reais, mas a pessoa “arredonda-os” para safar-se de uma circunstância, ou seja, conta uma história que não é bem assim mas que até podia ser e que se de fato assim fosse, até seria melhor pois tudo fluiria da melhor forma. Portanto dá pessoas que não são claras, objetivas e que se iludem sobre como as coisas são de fato e consequentemente iludem os outros porque propõem coisas ou situações que não estão a verificar-se só para que não tenham de repor a verdade e enfrentar a discussão com os outros. Deste modo, esse lado da mentira pode acontecer dado que estas pessoas são hábeis em fugir, em tornear as coisas e ao mesmo fazem-no sempre duma forma aprazível, sedutora e encantadora.
A imaginação de Netuno em contato com a mente racional pode dar pessoas ligadas às atividades escritas (prosa, poesia) e faladas (professor, contador de histórias, ator de teatro) e isto porque a mente mercuriana consegue captar a dimensão invisível de Netuno e transmiti-la.

NETUNO HARMÓNICO COM MERCÚRIO
Nos bons aspetos, a pessoa tem capacidade para ouvir e ler o inconsciente dos outros e de fornecer palavras ou metáforas que ajudem ou expliquem aos outros aquilo que estes ainda não conscientizaram sobre si. É como se a sua mente estivesse disponível para as mensagens do inconsciente dos outros e da vida. Portanto poderão eficazmente orientar as pessoas, ou seja, terão facilidade para guiar ou fazer com que os outros encontrem o seu caminho.
Também, nos bons aspetos, as pessoas são hipersensíveis, em termos de conseguirem facilmente captar a realidade oculta do mundo. A mente torna-se inspirada, ou seja, a mente que usualmente é usada para captar fatos e dados da realidade física quotidiana, torna-se, ao ser tocada por Netuno, capaz também de aceder, de captar planos mais elevados e sublimes da vida. Por isso, os poetas têm normalmente Mercúrio Netuno bem ligados, porque captam o sublime e o sabem traduzir por palavras.
Nos bons aspetos, deste modo, a mente mercuriana consciente tem capacidade de não apenas captar planos mais sublimes com também de captar o inconsciente dos outros e explicar-lhes por palavras aquilo que se passa dentro delas e que elas ainda não tiveram consciência.


NETUNO DISSONANTE COM MERCÚRIO
Com Netuno Mercúrio dissonantes há uma luta entra a capacidade de entender e de descodificar a realidade duma forma objetiva e a capacidade de receber e canalizar apelos muito mais subtis e inconscientes dum plano completamente diferente do mundo real dos sentidos e da realidade física. Há uma luta entre querer ser prático e objetivo e querer se ligar ao Todo. Dá pessoas com falta de concentração mental, que têm de apontar tudo senão esquecem-se das coisas.
Netuno quadratura a Mercúrio
Neste aspeto conflituoso e tenso pode haver guerra entre a mente racional e intuitiva, ou seja, a mente racional pode não conseguir lidar muito bem com a mente intuitiva. Neste caso, poderá haver dispersão ou confusão mental, ou seja, a pessoa pode ter uma imaginação tão fértil e viver mais no mundo do sonho do que no mundo da realidade. Essas pessoas podem não se perceber a si próprias nem perceberem bem as coisas.
Netuno oposto a Mercúrio
Neste caso, a pessoa é muito sensível à opinião do outro. Haverá tendência para muita projeção e desilusão o que torna a pessoa algo desconfiada numa relação.


Ruy Figueiredo