quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

ASTROLOGIA. MARTE NA CASA X (PARTE XV)

HOJE ABORDAREMOS AS CARACTERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS QUE NASCERAM COM O MARTE LOCALIZADO NA CASA X


Significado da Casa X

A Casa X está relacionada com aquilo que o nativo pretende “ser” quando crescer. Nesse sentido, tem a ver com a imagem, função e participação que consciente ou inconscientemente, o indivíduo deseja implementar na sua vida pública, social e profissional. Deste modo, a Casa X reflete a forma como o nativo se comporta na vida pública, como deseja ser reconhecido socialmente e como efetivamente o reconhecem. É a casa da carreira profissional, do “status” e está relacionada com o signo de Capricórnio e com o planeta Saturno.

Casa X – Casa de Terra

A Casa X é a última casa de terra. A 1ª casa é a Casa II (Touro) que tem a ver com as ferramentas, valores e dotes que trazemos ao mundo e que podem ser desenvolvidos e postos em prática. Esta casa representa afinal, aquilo que valemos e que somos capazes de fazer. A 2ª casa é a Casa VI (Virgem) que tem a ver com o trabalho (serviço) concreto que podemos produzir. A 3ª e última casa é a Casa X que representa a área onde podemos atingir a máxima realização social e profissional. As casas de terra são casas materiais e, portanto, estão ligadas ao mundo concreto e prático (trabalho, serviço e realização).

Casa X – Casa Social ou Coletiva

Enquanto nas casas ditas pessoais (I a VI), a expansão consciencial do nativo é obtida através de si próprio, nas casas ditas sociais (VII a XII), a expansão consciencial é obtida através da interação com o outro.

Casa X – 1ª Casa do “Nós”

A Casa X pertence simultaneamente ao Hemisfério Oriental ou do “Eu” (casas I a III e casas X a XII) e ao Hemisfério Sul ou Diurno (casas VII a XII). Por ser uma casa “oriental”, nela o nativo não se deixa influenciar pelos outros, nem pelo meio em que vive nem pelas circunstâncias da vida, sendo ele próprio o motor do destino. No entanto, por ser também uma casa “diurna”, o nativo precisa de ter experiências com os outros para ampliar a sua consciência. Deste modo, na Casa X o nativo vai tomar conta do barco da sua vida, mas tendo sempre em atenção a existência dos outros. É a primeira casa do “nós”.

Nas Casas VII, VIII e IX, o nativo interage com o outro, mas ainda sem o considerar como integrado no coletivo, ou seja, como pertencente ao mesmo barco gigante em que ele se encontra (sociedade, país, etc.). Na Casa VII consegue “ver” o outro porque começa a gostar do outro e tal fato obriga-o a reconhecer a importância de se relacionar com uma identidade distinta de si próprio. Na Casa VIII consegue “ver” o outro porque ao reconhecer a importância da identidade do outro na sua vida, não o quer perder e porque não o quer perder, controla-o e porque o controla, atrai dramas e porque atrai damas, sofre e ao sofrer, morre, e ao morrer, renasce. Na Casa IX, o nativo já consegue ver o outro, mas já sem carência, sem posse, sem instintos. O outro já é considerado um ser com que priva socialmente, reconhecendo-lhe, conscientemente, uma identidade própria e livre que deve tratar com respeito, justiça e honestidade. No entanto, só nas Casas X, XI e XII, é que o nativo integra o outro no coletivo. Deste modo, a Casa X é a primeira casa do “nós”.

Casa X – Casa da Autoridade

Na Casa X estão refletidas as pessoas que desempenham ou desempenharam um papel de referência, poder e autoridade sobre o nativo (mãe, professores, patrões, entre outros).

Casa X – Casa da Carreira e da Profissão

A Casa X também pode fornecer informação sobre a carreira ou vocação do nativo. Uma Casa X fortemente energizada pode indiciar um nativo que viverá a carreira com muita intensidade e que por isso angariará um estatuto social considerável.

Casa X – Casa da Imagem Social

A Casa X fornece também informação sobre a forma como o nativo se comporta publicamente, sobre a imagem que quer apresentar ao mundo (por exemplo, o tipo de roupa que usa nos encontros sociais e profissionais) e ainda como os outros o percecionam, em termos públicos e sociais. Lembremo-nos que a Casa X é a casa que está situada mais acima e consequentemente mais luminosa e visível no mapa.

Casa X – Casa da Resposta ao Coletivo

A Casa X fornece indicações sobre a natureza do contributo que o nativo poderá dar ao coletivo. Este contributo pode ser político, militar, religioso ou de outra natureza.

 

Significado de Marte

Marte é o planeta da iniciativa e governa e dirige a nossa personalidade, de forma a refletir quem somos. De facto, este planeta está ao serviço da identidade, dado que nos incita a termos iniciativas que nos permitirão ir mais longe na descoberta de quem somos.

Marte rege os signos de Carneiro e Escorpião, exalta-se em Capricórnio, exila-se nos signos de Balança e Touro e tem a sua queda no signo de Caranguejo. Marte jubila-se na Casa VI e no signo de Virgem.


Significado de Marte na Casa X

Os nativos com Marte natal localizado na Casa X, sobretudo, se este se encontrar bem aspetado e/ou dignificado, têm uma forte motivação para serem bem sucedidos profissionalmente. São ambiciosos, trabalhadores, responsáveis, competitivos, organizados, exigentes, autoconfiantes, persistentes e energéticos no que respeita às suas carreiras. No geral, têm grande capacidade de liderança.

Quando o Marte natal se encontra debilitado e/ou tensionado, o nativo pode ter tendência para ser rígido, arrogante, orgulhoso, teimoso, controlador e agressivo.


Ruy Figueiredo