segunda-feira, 8 de agosto de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO NA CASA I (PARTE XIV)

HOJE ABORDAREMOS AS CARATERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS QUE NASCERAM COM NETUNO SITUADO NA CASA I

1.                 O que representa a Casa I
As Casas I, V e IX são as casas da IDENTIDADE. Na astrologia natural são as casas respetivamente dos signos de Carneiro, Leão e Sagitário.
A Casa I, do Carneiro ou de Marte é a casa da auto-descoberta da individualidade. A experienciação dessa casa permite a obtenção de um primeiro nível de consciência sobre a identidade ou sobre quem a pessoa é. O signo de Carneiro regido por Marte é conhecido pela sua assertividade e necessidade de afirmação, sendo que toma iniciativas, mas sempre, com o intuito de procurar se identificar e conhecer-se.
A Casa V, do Leão ou do Sol, já representa um outro nível de consciência sobre a identidade. Nela o nativo vai descobrir um pouco mais do que é através das suas criações (criatividade) e deste modo amplia um pouco a consciência da sua identidade.
Finalmente a Casa XI, do Sagitário ou de Júpiter é a casa onde o nativo irá adquirir através da vivência com os outros de outras realidades que ampliam a sua consciência de si.
Em síntese, a Casa I é a casa da descoberta da identidade através das iniciativas, a Casa V, através das criações e a Casa IX, através dos outros.


2.                 O que representa Netuno
Netuno rege o signo de Peixes. É um planeta feminino, passivo, recetor, “yin” e portanto está ligado às emoções e aos sentimentos. Netuno é o apelo do absoluto, do amor universal e do serviço. É o nosso apelo mais inconsciente de unidade, de totalidade. Netuno quer sempre ligar, mas ligar de uma forma total.


3.                 O que representa Netuno na Casa I
Neste caso a área de vida que o nativo vai idealizar é a da iniciativa pessoal. Sendo assim o nativo irá absolutizar, mitificar, idealizar, potenciar o lado pioneiro, ativo e empreendedor do Signo de Carneiro, ou seja, Netuno na Casa I faz com que o nativo viva uma expetativa absolutizada da sua identidade bem como das suas iniciativas.
Deste modo, a pessoa com Netuno nesta casa, viverá na expetativa de que as suas iniciativas lhe devolverão o máximo, o Absoluto, o Todo; Deus. Evidentemente que ao fazer essas projeções, mais cedo ou mais tarde perceberá que se iludiu e experienciará a desilusão, como acontece com todos os processos netunianos. Só que neste caso a desilusão é sobre si próprio e sobre as suas iniciativas.
O netuniano de Casa I enfrenta uma grande confusão a respeito da sua identidade pessoal. De fato, a sua capacidade para sentir e se fundir com os outros acarreta sempre alguma dissolução do seu ser, tornando-o confuso sobre quem realmente é. Consequentemente, os nativos com Netuno na Casa I têm dificuldade em estabelecer uma identidade firme.

Se o Netuno for angular, ou seja se estiver a menos de 8 a 10º do Ascendente, o nativo interagirá e se revelará aos outros de forma pisciana, ou seja será sensível, altruísta, compassivo, musical, dançarino, confuso ou propenso a escapismos. Quanto menor a angularidade mais intensa é a energia pisciana que o nativo experienciará e manifestará aos demais.



Ruy Figueiredo