domingo, 7 de dezembro de 2014

ASTROLOGIA. SINASTRIA

Já ouviu falar de sinastria?
Como sabemos os relacionamentos estão pelas ruas da amargura. Só ouvimos falar de desentendimentos, discussões e afastamentos. Parece que as relações não nasceram para dar certo.

Mas será mesmo assim?
Não, evidentemente que não. Podemos encontrar a nossa cara metade ou “quase metade” recorrendo a algumas metodologias baseadas, por exemplo, na comparação de perfis psicológicos.
É este o procedimento encontrado nos mais sofisticados sites da internet, tipicamente vocacionados para encontros amorosos. Nestes sites é exigido uma inscrição onde terá que responder a um inquérito. As respostas dadas a esse inquérito permitem o traçado do perfil psicológico do indivíduo, o seu cruzamento com o perfil de outras pessoas e a seleção de um grupo de eventuais caras metade”.
Esta metodologia tem fundamentação científica e tem dado provas de eficácia. No entanto, outras metodologias têm aparecido e revelado promissoras no tocante à seleção adequada do parceiro(a). Entre elas, podemos referir, a análise numerológica do nome das pessoas e a análise e comparação dos seus mapas astrológicos (sinastria).
Evidentemente, que poderá pensar que os alicerces científicos destas duas metodologias são questionáveis e, portanto, que não se deve considerar estas vias como seguras e credíveis.
No entanto, muito antes do aparecimento da Psicologia, já a Astrologia e a Numerologia eram investigadas e praticadas pela Humanidade, e o saber adquirido e testado ao longo dos tempos é muito vasto não sendo sensato nem aceitável deitá-lo fora ou negá-lo.
E aqui chegamos ao cerne do artigo. Poderá o estudo e a comparação de mapas astrológicos fornecer indicadores sobre o nível de adequação relacional de duas personalidades em análise?
No meu entender, sim. De que forma, perguntarão? A resposta é simples: através da comparação dos posicionamentos dos planetas de um dos elementos do casal (efetivo ou potencial) em relação aos planetas do outro elemento.
Ou seja, a sinastria é uma técnica astrológica que compara o mapa de nascimento de duas pessoas que já se relacionam ou que têm em mente virem a relacionar-se. Tal metodologia poderá também averiguar o grau de afinidade existente entre duas pessoas não ligadas de forma amorosa. Poder-se-á estudar, por exemplo, o nível de adequação relacional entre pais e filhos, amigos, colegas de trabalho, sócios de um negócio, etc.

Vejamos, de forma sintética, a fundamentação da sinastria.
Num mapa astrológico temos 4 pilares ou ingredientes essenciais. São eles:

1.                 OS PLANETAS

Sol                              ¸                               Lua                

Mercúrio                     º                              Vénus              »

Marte                           ¼                              Júpiter             ½

Saturno                        ¾                              Urano              ¿

Neptuno                       À                              Plutão             Á

Os planetas representam impulsos e motivações psicológicas. Representam um determinado tipo de ação ou atividade. Por exemplo, Vénus harmoniza, Júpiter expande, Saturno restringe ou congela, Urano liberta, etc.


2.                 OS SIGNOS

Carneiro                  ^                  Leão              b                   Sagitário                  f

Touro                        _                  Virgem          c                   Capricórnio             g

Gémeos                     `                   Balança         d                   Aquário                    h

Caranguejo              a                   Escorpião     e                   Peixes                         i

Os signos, onde estão colocados os planetas, indicam de que forma a energia dos planetas é filtrada, direcionada. Por exemplo, a energia do planeta Marte sendo o planeta do desejo, da ação, da afirmação, é canalizada de forma diferente quando o planeta está em Carneiro (impulsivo, competitivo) ou está em Caranguejo (impulsos mais emocionais e moderados).

3.                 AS CASAS ASTROLÓGICAS

Casas Angulares                Casas Sucedentes                           Casas Cadentes

Casa I                                    Casa II                                               Casa III
Casa IV                                 Casa V                                              Casa VI
Casa VII                                Casa VIII                                           Casa IX
Casa X                                   Casa XI                                             Casa XII

As casas têm a ver com as áreas de atividade humana. O planeta indica o tipo de atitude, o signo como essa atitude é canalizada e as casas indicam a área de vida onde a experiência provocada pelo planeta irá decorrer.


4.                 OS ASPETOS

Refere-se, a seguir, os aspetos mais relevantes na astrologia.

ß - conjunção                                 à - oposição
- quadratura                              - semiquadratura
- sesquiquadratura                     á- trígono
- sextil                                          -quincúncio

Quando o ângulo entre dois planetas assume valores específicos, as influências que lhes correspondem misturam-se entre si, combinando-se de forma harmónica ou desarmónica. Ou seja, quando o ângulo é de determinado valor diz-se que os planetas em questão estão “aspetados”, "em contato”, “contatam-se”, "estão ligados", "ligam-se" ou "afligem-se”.

Os aspetos podem existir entre os planetas natais de uma certa pessoa, mas também entre os planetas de uma pessoa e os de outra.

Se o aspeto (ângulo) entre um dado planeta de um dos elementos do casal, digamos o Planeta X, e um dado planeta do outro elemento do casal, digamos o Planeta Y, for harmónico, então as funções ou energias desses dois planetas combinam-se entre si de forma agradável e permitem uma convivência relacional saudável, tranquila e adequada entre os elementos do par, nas áreas a que dizem respeito.

Se, pelo contrário, o aspeto entre o Planeta X e o Planeta Y for desarmónico, é seguro que a relação vai padecer de algum desconforto, sobretudo nas áreas psicológicas comandadas pelos dois planetas.

Ora, como podem observar, se conhecermos as funções psicológicas associadas a cada planeta e se soubermos o aspeto que esse planeta faz em relação a um outro planeta do casal em análise, poderemos saber como é que as áreas envolvidas têm tendência para se manifestar dentro dessa relação.

Vejamos um exemplo com a seguinte grelha de aspetos entre os planetas de duas pessoas (os planetas da Pessoa A estão na linha horizontal superior fora da grelha, enquanto os planetas da Pessoa B figuram na coluna vertical situada à esquerda da grelha). Iremos apenas debruçar-nos sobre duas situações presentes na grelha.


Harmonia entre o ¸ (Sol) e a (Lua)

Como se constata, temos:

i)              A Lua da Pessoa A faz trígono á (aspeto harmónico) ao Sol ¸ da Pessoa B;
ii)           O Sol da Pessoa A ¸ faz sextil (aspeto harmónico) à Lua da Pessoa B.

Que é o mesmo, que dizer:

i)              O Sol ¸ da Pessoa B faz trígono á (aspeto harmónico) à Lua da Pessoa A;
ii)           A Lua da Pessoa B faz sextil (aspeto harmónico) ao Sol ¸ da Pessoa A.

Neste caso, estamos seguramente perante uma boa relação conjugal. Cada pessoa aceita o outro como ele é e isso é um ingrediente fundamental para que a relação funcione de forma tranquila.

Desarmonia entre os Mercúrios
Como se constata, o Mercúrio ºda Pessoa A faz quadratura (aspeto desarmónico) ao Mercúrio ºda Pessoa B. Apesar de a Lua e o Sol ¸ estarem bem aspetados e tal indicar um entendimento natural do casal, a desarmonia entre os Mercúrios º indicia alguma dificuldade comunicacional, ou seja, cada um respeita o outro mas haverá dificuldades ao que toca à comunicação entre elas.

Não se pode ter tudo na vida, e estou sinceramente convencido, se arranjarmos a “cara metade” perfeita, ao fim de algum tempo também nos iremos fartar com tanto entendimento.

Um pouco de sal a mais na comida, de vez em quando, sabe bem…mas sempre é bem capaz de fazer muito mal à saúde!


Ruy Figueiredo