quinta-feira, 27 de maio de 2021

ASTROLOGIA. JÚPITER NA CASA VII (PARTE XIII)

 

HOJE IREMOS ABORDAR AS CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS QUE NASCERAM COM O JÚPITER LOCALIZADO NA CASA VII 


Significado da Casa VII

A Casa VII é a primeira casa do Hemisfério Sul (Diurno ou Superior) que integra as casas coletivas ou sociais VII a XII. Enquanto as casas pessoais do Hemisfério Norte (Noturno ou Inferior) visam a expansão da consciência individual, as do Hemisfério Diurno, visam a expansão da consciência social. A Casa VII é, portanto, a primeira das casas coletivas ou sociais.

A objetividade e a vida exterior são mais importantes nas casas coletivas, enquanto, nas ditas pessoais, são mais acentuadas a subjetividade e a vida interior. Nas casas coletivas o indivíduo age em função do outro, enquanto nas casas pessoais, age em função de si próprio.

A cúspide da Casa VII (grau e signo que abre a Casa VII) é chamada de Descendente. Trata-se de uma singularidade do mapa muito importante e que é oposta ao Ascendente (cúspide da Casa I). O Ascendente é o ponto de consciência de cada um enquanto o Descendente representará o ponto de consciência do outro. O Ascendente será o ponto mais nascente, mais oriental, mais brilhante, mais luminoso e mais consciente do nativo enquanto o Descendente será o ponto mais ocidental, mais sombrio e mais inconsciente, precisando do outro para ser iluminado.

Enquanto na Casa I expandimos a nossa consciência através das iniciativas que tomamos, na Casa VII, ampliamos a nossa consciência através dos relacionamentos com os outros, e isto porque os relacionamentos funcionam como espelhos através do mecanismo da projeção.

 

Dinâmica da Projeção

Segundo Freud, a projeção é um mecanismo de defesa psicológico que faz com que determinada pessoa projete os seus próprios pensamentos, motivações, desejos e sentimentos indesejáveis numa ou mais pessoas. A projeção deste modo, faz com que as pessoas observem nos outros, as suas próprias caraterísticas reprimidas ou que não conseguem expressar conscientemente.

A pessoa sente-se inconscientemente atraída por alguém que apresente ou exprima naturalmente as suas caraterísticas pessoais reprimidas e rejeitadas.

Ao vivenciar a experiência relacional, a pessoa que projeta vai poder viver e até consciencializar-se das caraterísticas pessoais que não consegue exprimir. Deste modo, vai verificar-se uma expansão consciencial através do outro. É através do convívio com o outro que a pessoa vai aprender mais sobre si próprio.

Ora a Casa VII é o palco onde o teatro relacional decorre. Muitas vezes o primeiro passo para começarmos a saber o que de fato queremos é saber o que de fato não queremos. Ora, para isso, temos muitas vezes que experienciar coisas que à partida, gostamos, mas que depois verificamos não serem bem aquilo que desejávamos. Ganhamos consciência através dos relacionamentos. Deste modo, os nossos piores companheiros(as) relacionais podem bem ter sido, os nossos melhores mestres, no sentido de que, através deles (delas) pudemos ganhar um pouco mais de consciência de quem realmente somos e do que realmente queremos.

A Casa VII, como constatamos, é o grande palco de todo o tipo de relacionamentos, a saber:

a)        Relacionamentos Afetivos

É a casa que reflete os relacionamentos sérios, que indica como nos relacionamos, o tipo de pessoas que atraímos, o que projetamos no outro e as características e "defeitos" do outro que não conseguimos enxergar em nós mesmos.

b)        Relacionamentos Matrimoniais

É a casa onde está representado o primeiro casamento, o segundo filho, o cônjuge e a tendência para o divórcio.

c)        Relacionamentos Societários

A Casa VII também reflete os agrupamentos societários empresariais, acordos, litígios, alianças, uniões e conflitos.

d)        Relacionamentos Associativos

A Casa VII também é o palco para os relacionamentos associativos.

e)        Relacionamentos de Amizade

Os amigos próximos, os inimigos declarados ou manifestos, as questões judiciais, as quebras de contrato por posicionamentos divergentes.

 

Os planetas localizados na Casa VII, por sua vez, também fornecem indicações sobre a qualidade das relações, ou seja, nomeadamente sobre:

a)                  As caraterísticas da relação

Por exemplo, Saturno na Casa VII pode indiciar que o nativo tem propensão para os relacionamentos baseados no dever e na obrigação, enquanto Marte revelará a tendência do nativo para batalhas relacionais tempestuosas, para se apaixonar à primeira vista ou para se casar rapidamente.

b)                 Os parceiros que atraímos

Enquanto a pessoa não tiver consciência do tipo de perfil de namorado(a) com quem deseja se relacionar, só atrairá alguém que seja a expressão pura negativa do(s) planeta(s) que se encontram localizado(s) na sua Casa VII. Deste modo, o outro vem fazer emergir a quem tem planetas na Casa VII, aspetos da personalidade do nativo que ele próprio desconhece. Por exemplo, uma mulher com Marte na casa VII terá propensão para numa primeira fase, sentir-se atraída por um homem assertivo, dominante e centrado em si mesmo que lhe dará ordens, gritando. Assim irá gradualmente incorporar o seu Marte. Quando já não conseguir tolerar esta situação, muito provavelmente, dará conta de que também tem direito a fazer exigências e terá enfim descoberto o seu Marte que existia velado em si própria.

 Significado de Júpiter na Casa VII

Quando o Júpiter natal está localizado na Casa VII e se encontra dignificado, o nativo terá muita facilidade para estabelecer relações com as pessoas e adorará envolver-se em projetos e ideias alheias para partilhar pontos de vista e obter expansão consciencial. Será diplomático e cooperativo. As sociedades em que se envolver serão prósperas e terá sócios colaborantes e honestos.

No que se refere às relações conjugais, o casamento será feliz. No entanto, o nativo terá tendência para projetar as características jupiterianas no seu companheiro, que por esse motivo, poderá ser estrangeiro, bondoso, generoso, otimista, bem disposto, simpático, extrovertido, sociável, sóbrio, leal. No geral, o casamento será feliz.

 Se o Júpiter natal localizado na Casa VII se encontrar debilitado, o nativo poderá ter sócios teimosos, preguiçosos, esbanjadores ou pouco colaborantes, e nas relações afetivas poderá ser infiel ou estar sujeito a problemas legais com o seu companheiro.

  

Ruy Figueiredo