terça-feira, 8 de dezembro de 2020

ASTROLOGIA. SATURNO NA CASA VI (PARTE XIV)

 

HOJE ABORDAREMOS AS CARACTERISTICAS DOS 

NATIVOS COM SATURNO NATAL LOCALIZADO NA 

CASA VI


Significado da Casa VI

A Casa VI é regida por Mercúrio e Virgem é o seu signo natural. Trata-se de uma casa de terra. As casas de terra têm a ver com o trabalho, serviço e realização. Enquanto a Casa II (Touro) tem a ver com as ferramentas, valores e dotes que trazemos ao mundo e que podem ser desenvolvidos e postos em prática (o que é que eu valho?), a Casa VI tem a ver com o trabalho concreto que se pode produzir (o que é que eu faço?) e a Casa X representa a área onde podemos atingir a máxima realização social e profissional (qual o meu poder?).

A Casa VI é a última casa do Hemisfério Norte também conhecido por Noturno ou Inferior e que engloba as casas pessoais (I, II, III, IV, V e VI). Nestas casas o nativo age em função de si mesmo, ou seja, ainda não “enxerga” o outro, pois o propósito destas casas é somente a obtenção da consciência individual.

A Casa VI está entre a Casa V (Leão, ego, criatividade) e a Casa VII (Balança, o outro, os relacionamentos), ou seja, está entre a casa da máxima individualidade e a casa do início da consciência da importância do outro. Ora para começarmos a dar importância ao outro, temos de aperfeiçoar a nossa personalidade e aprender que não somos nós que somos importantes (Leão) mas sim aquilo que fazemos e realizamos para os outros (tarefa, trabalho, serviço). O serviço é maior do que nós próprios.

Deste modo, a Casa VI consubstancia uma espécie de humilhação e purificação e daí estar associado ao signo de Virgem (Virgem Maria). De facto, é preciso purificar o ego, dissolvê-lo (humilhação) para que o nativo possa estar à altura da Casa VII (o outro). Mas entenda-se “dissolução do ego” na perspetiva do seu aperfeiçoamento e não do seu aniquilamento. A pessoa pode continuar a ter a sua identidade e individualidade, mas tem de compreender que não é ela a mais importante, mas sim o seu contributo para os outros. Portanto deveremos entender “purificação” mais no sentido do aperfeiçoamento da consciência individual.

A Casa VI é a casa da organização, técnicas, práticas, procedimentos e métodos de trabalho e também dos bons hábitos de vida, higiene, nutrição, saúde, doenças, aperfeiçoamento pessoal, deveres, responsabilidades, rotina diária e animais de estimação.

A rotina diária prende-se com diversos assuntos tais como o trabalho, as refeições, o padrão de sono, o cumprimento de horários, a higiene pessoal.


Significado de Saturno na Casa VI

Os nativos com Saturno natal localizado na Casa VI, são no geral, muito responsáveis, gostam de trabalhar e levam a sua profissão muito a sério. São pontuais, confiáveis, competentes, e possuem uma elevada capacidade para organizar, gerir, administrar.


Sendo Saturno um planeta maléfico e a Casa VI, a casa das doenças, poderia pensar-se que os nativos com este posicionamento estariam condenados a padecerem de todo o tipo de doenças. De facto, não é totalmente assim, porque as doenças que poderão emergir, se emergirem, estarão relacionadas com o Saturno (esqueleto, ossos, coluna, dentes, joelhos, pele), com o excesso de trabalho (stress) ou com uma rotina não saudável (descuidos, neglicências ou excessos alimentares, falta de exercício físico.

Saturno na Casa 6 mal aspetado

Se o Saturno estiver localizado na Casa VI e simultaneamente afligido ou mal aspetado, haverá tendência para que o nativo possa vir a sentir algum desconforto, desenquadramento ou tensão na sua área do trabalho. É até provável, que mude de emprego ou mesmo de profissão frequentemente e que sinta algum receio de não ser aceite ou de ser considerado incompetente pelos colegas e chefes. Também é frequente, estes nativos serem viciados em trabalho.

 

O Saturno afligido na Casa pode também originar aos nativos problemas de hipocondria (medo das doenças) ou ortorexia (obsessão por ingerir apenas alimentos considerados "bons" e saudáveis).

 Ruy Figueiredo