domingo, 12 de julho de 2015

ASTROLOGIA. PLUTÃO NA CASA I (Parte III)

Continuando com o Plutão, iremos hoje apresentar as caraterísticas das pessoas que nasceram com Plutão na Casa I

1. O que representa a Casa I
As Casas I, V e IX são as casas da IDENTIDADE. Na astrologia natural são as casas respetivamente dos signos de Carneiro, Leão e Sagitário. 
A Casa I, do Carneiro ou de Marte é a casa da auto-descoberta da individualidade. A experienciação dessa casa permite a obtenção de um primeiro nível de consciência sobre a identidade ou sobre quem eu sou. O signo de Carneiro regido por Marte é conhecido pela sua assertividade e necessidade de afirmação, sendo que toma iniciativas, mas sempre, com o intuito de procurar se identificar e conhecer-se. 
A Casa V, do Leão ou do Sol, já representa um outro nível de consciência sobre a identidade. Nela o nativo vai descobrir quem é através das suas criações (criatividade) que representam expansão da identidade. 
Finalmente a Casa XI, do Sagitário ou de Júpiter é a casa onde irei expandir-me no mundo dos outros 


2. Plutão na Casa I
A obsessão do Plutão na Casa I é saber quem é, pois ainda não o sabe. Deste modo, o nativo irá precisar dum campo de experiências nesta vida para descobrir quem é pois Plutão na Casa I é fiel à necessidade de ir mais longe na descoberta de si próprio.
Plutão na Casa I indica necessariamente problemas relacionais dado que a obsessão que a pessoa tem em relação a si própria a absorve de forma tão intensa que rouba a energia quando se relaciona. 
Enquanto Plutão na casa VII (casa oposta à Casa I que reflete o "outro") traz uma necessidade obsessiva de se relacionar, Plutão na Casa I traz a necessidade compulsiva de se afirmar e conhecer-se no mundo. 
As pessoas que nascem com Plutão na Casa I têm que ser livres e independentes para poderem dizer "sim" às experiências que julgam necessárias terem para se auto conhecerem. Deste modo, não permitem que ninguém lhes roube a necessidade compulsiva de saberem quem são e o que estão cá a fazer. Isto faz com que a pessoa não saiba estar nas relações. A grande transformação que é pedida pelo universo para as pessoas com Plutão na Casa I é que deixem de ser tão obsessivas com elas próprias.
Plutão na Casa I tem medo de que o outro lhe roube identidade e liberdade e vive com o pânico de poder ser controlado pelo outro. Deste modo, vai querer controlar, dominar e normalmente procura relações que possa controlar.Ou seja, as pessoas com Plutão na Casa I têm tendência para irem buscar relações que não as ponham em causa. 
Podemos referir os dois padrões relacionais seguintes para as pessoas com Plutão na Casa I
Padrão A - eu controlo, domino e não me deixo transformar pelas relações, porque se a domino, já não há perigo
Padrão B - o outro domina e perco a possibilidade de continuar a procurar quem sou através de um campo de experiência em que só eu entro.
Em ambos padrões há perigo. 
No padrão A pode haver estagnação dado que o outro não me consegue fazer mudar, ou seja, não me deixo ser transformados pela área da relação, ou seja, não mudo com as relações e mantenho-me sempre fiel a mim próprio: primeiro eu, depois os outros.No padrão B, ao deixar-me dominar não posso continuar a procurar a minha identidade. Este é o problema dos Plutões na Casa I - terem que encontrar o equilíbrio entre os dois padrões referidos.

Se Plutão na Casa I for angular (se estiver conjunto ao ascendente em menos de 8 a 10 graus) a obsessão será maior e tanto maior quanto mais próximo do ascendente se situar o Plutão. Por exemplo Plutão angular a 1º do ascendente, dá uma pessoa completamente escorpiónica, controladora, manipuladora, obsessiva e compulsiva.

Ruy Figueiredo