sexta-feira, 17 de novembro de 2017

ASTROLOGIA. URANO MARTE (PARTE VIII)

Nesta postagem iremos falar das caraterísticas dos nativos que nasceram com Marte ligado a Urano.

Caraterísticas de Marte
O glifo astrológico original do planeta Marte era uma cruz sobre um círculo. A cruz representa os 4 elementos, a matéria, e o círculo representa o Todo, O Uno, o Espírito. Este glifo representava, portanto, o primado da matéria sobre o espírito. Com o passar dos tempos, o glifo modificou-se e hoje é constituído por um círculo por baixo de uma seta dirigida para cima e para a direita, indicando a natureza brusca, impetuosa de Marte.
Marte é o regente de Carneiro e o co-regente de Escorpião (Plutão também rege este signo) e por esse motivo tem as duas naturezas: a da afirmação (Carneiro) e a do desejo (Escorpião).
Marte representa as iniciativas que a pessoa tem de realizar para afirmar-se no Mundo e para descobrir quem é. Marte é a arma que o nativo utiliza para atacar e defender-se das situações que não o deixam ser quem ele é e não lhe dão espaço para afirmar-se. Contudo, por ser um planeta pessoal, Marte ainda serve o desejo, a identidade, a personalidade, o ego e fá-lo com uma carga violenta e instintiva (lembremos que este planeta é o co-regente do signo de Escorpião).
Marte é um planeta yang e está associado ao corpo, aos desportos, à guerra. Marte é como um impulso para o exterior, o desejo de experiência e de crescimento através da aventura.
Marte é considerado na astrologia antiga, como um planeta maléfico (Saturno é o maléfico maior e Marte o maléfico menor).


Significado de Urano
Urano rege o signo de Aquário e está em detrimento em Leão. A sua casa tradicional é a Casa XI. Em termos anatómicos está relacionado com o sistema nervoso e circulatório e com as doenças psíquicas.
Urano representa a mente sintética que capta, apreende e compreende as coisas de forma holística e dinâmica. Urano é elétrico, descondicionador e atua quase sempre de forma inesperada. O seu objetivo é romper com as estruturas sociais rígidas e limitativas que não devolvem a liberdade ao nativo.
Podemos comparar o processo Uraniano com o “descascar de uma cebola”, no sentido, em que o nativo para ser livre, para chegar à sua essência, tem que retirar todas as camadas de resistência, bloqueios e medos que acumulou durante a sua vida. O nativo apenas será livre, apenas atingirá o essencial de quem é, quando tiver arrancado todas as camadas da sua cebola existencial.
Urano é esse movimento, é essa transformação e é essa dinâmica de permanente renovação que o Universo ou Ordem Cósmica propõem.


Significado de Urano em aspeto a Marte

A - Urano Natal ligado harmonicamente a Marte
Quando no mapa de um nativo o Marte está bem aspetado a Urano, isso significa que aquele Marte (desejo) já não é escorpiónico (rígido, obsessivo e fixo) pois o Urano imprime-lhe movimento (Urano é elétrico, inesperado). Deste modo, quando a ligação Urano Marte é harmónica (trígono, sextil), o desejo (Marte) flui com o movimento, evolução e transformação (Urano). O nativo já deseja a liberdade e o movimento e ir no sentido do futuro, ou seja, ir ao seu encontro, ir à descoberta de quem é de fato. O Marte torna-se pouco instintivo e o nativo é pouco possessivo, uma vez que já não pode estar confinado às obsessões escorpiónicas. Deste modo, a pessoa já flui acima desses medos pois é fiel ao movimento e à evolução.
Assim como o desejo flui com o movimento, também a capacidade de afirmação do nativo é facilitada. De fato, com o Marte bem aspetado a Urano, o nativo já nasceu com a capacidade para orientar a sua vida de forma a realizar-se plenamente, ou seja, sabe o que fazer e como o fazer da forma mais certa e adequada. São pessoas que em termos práticos, fazem coisas novas e originais. Marte bem ligado ao Urano significa que o nativo “dispara”, avança, de forma livre (de acordo com o que de fato é), uma vez que já conquistou interiormente a capacidade para desejar e afirmar-se, de forma livre e fiel a si próprio. Tendencialmente, o nativo vai desejar coisas que vão no sentido da sua evolução. À partida, sabe como dizer "sim" e como tem que intervir no mundo para chegar a essa dimensão de liberdade que tem que descobrir para ele próprio. Deste modo, o nativo, naturalmente não irá obstaculizar, criar empecilhos, na condução da sua própria vida.
Vai saber dizer "sim" e "não", porque esses "sins" e "nãos" já os conquistou no passado. Vai sempre responder àquilo que sabe que o pode levar mais longe na consciência de si mesmo, do que precisa ser e do que precisa fazer para chegar a esse sentimento de liberdade.
Contudo, nem sempre surgirão, na sua vida, situações de fluência, apesar de ter já conquistado a capacidade parar intervir e desejar coisas de uma forma livre e fluída. Só que quando essas situações de não fluência e de não liberdade aparecerem, o nativo sentir-se-á sufocado e irá fácil e imediatamente dizer "não" à situação que lhe provocou o sufoco. Embora existam poucas hipóteses de uma situação de sufoco ocorrer na vida do nativo, se esta aparecer, ele saberá como cortar com essa situação para dizer "sim" a uma situação nova, diferente e que lhe ampliará um pouco mais a sua consciência de si.
Se, no mapa natal, o aspeto que liga Urano a Marte é o de um “sextil”, o nativo ainda está num nível em que as coisas não fluem tão naturalmente, no entanto, mesmo assim, há uma espécie de oportunidade e uma capacidade natural de dizer "sim" às oportunidades e ir andando. Se o aspeto for o de um “trígono”, haverá maior fluência. Com o trígono, é como se o nativo conduzisse um carro sempre na 5ª velocidade, enquanto no sextil, o conduz e avança, mas na 2ª velocidade.

B - Urano Natal mal aspetado a Marte
Nos aspetos tensionais entre Urano e Marte natais, existe sempre um conflito entre a necessidade fundamental, essencial e urgente da descoberta de quem somos de fato (Urano) e o desejo, instinto e afirmação pessoal (Marte). Nestes casos, o nativo não nasceu com capacidade de orientação, ou seja, o seu Marte não é orientado, e deste modo, não saberá como "disparar" de forma adequada, para chegar onde deseja chegar. Muitas vezes, nem sabe bem onde quer chegar e pode disparar em várias direções e tornar-se agressivo.
O padrão mais frequente é o do nativo ter um enorme desejo de ser livre e, no entanto, não saber como e o que fazer, para sê-lo. A pessoa tem já um desejo de liberdade e de libertação, mas não sabe ainda como viver esse desejo em liberdade.
Este comportamento verifica-se de forma mais acentuada no aspeto de quadratura onde a tensão instalada é a do confronto puro entre a afirmação e o desejo versus a liberdade. Neste caso, o nativo terá tendência para ser rígido, agressivo, rebelde, revoltado e contestatário. “Eu sou como sou e os outros são contra mim ou eu sou contra eles”. “É como eu quero e não aceito o que os outros dizem”.
Este comportamento assenta no fato de o Urano não se encontrar em equilíbrio, resolvido devido a estar tensionalmente ligado a Marte. Para que o Urano se resolva é necessário que esse Marte seja por ele transformado. Enquanto a transformação não for efetuada, o medo e a imaturidade do nativo, fá-lo-ão reagir à liberdade duma forma dura, radical e excessiva e a viver a vida duma forma negativa, dizendo “não” constantemente a todas as situações. No entanto, mesmo que o nativo não tenha capacidade para viver os seus desejos e tomar iniciativas em liberdade, Urano está lá para lhe incutir um forte apelo de libertação, ou seja, a pessoa ainda não sabe como viver o mundo do desejo nem como tomar iniciativas para adquirir liberdade, mas sente uma grande necessidade de a ter, rapidamente e a todo o custo. Marte é naturalmente impulsivo e impaciente e capaz de lutar e de ir para a frente em relação àquilo que deseja ou que acha que, de alguma forma, o fará sentir-se livre. E vai então disparar, mas de uma forma marciana, por mal-estar, sufoco e possivelmente por medo de não se sentir livre ou de vir perder a liberdade. Mas mesmo assim, atira-se para a frente, de qualquer modo.
Marte é impulsivo e impaciente e Urano é elétrico, repentino e dinâmico. Marte e Urano são dois planetas que não têm tempo e que querem o "aqui, agora e já". Deste modo, quando os dois estão ligados entre si, e de forma tensional, haverá necessariamente radicalismo na vivência dos desejos e das atitudes. De fato, Marte ao sentir-se mal perante tudo aquilo que o inibe, prende e atrofia, vai de alguma maneira defender-se dessas situações que o impedem de exprimir o sentimento de liberdade e vai fazê-lo de uma forma muito instintiva, agressiva e pouco consciente. Em vidas passadas, o nativo terá vivido o desejo ou a afirmação de uma forma instintiva, inconsciente, condicionada, e nesta vida, vem com um forte apelo de libertação, de descondicionamento, ao mesmo tempo que transporta um enorme sentimento de revolta contra tudo aquilo que o impediu e agora o impede de ser livre. A transformação deste Marte revoltado e contestatário só será conseguida se o nativo começar a dizer “sim” às novas situações que lhe aparecem apesar de não saber para onde o irão levar. Se assim fizer, Urano vai revelar-lhe e permitir-lhe ter “insights” ou “flashes” que irão expandir um pouco mais a sua consciência. Deste modo, Urano irá transformá-lo e também ficará equilibrado e resolvido.
Uma pessoa com Marte Urano dissonante (sobretudo se se tratar de uma quadratura), quando se sente mal numa situação, começa a sufocar. Se não se liberta da mesma, isto pode dar origem a um estado enorme de tensão interior e de “falta de ar”. Essa tensão, esse sufoco, se não eliminados, podem crescer gradualmente e ocasionar uma explosão interna que se manifestará no exterior, de forma completamente uraniana (súbita e inesperada). O nativo poderá atrair um acidente qualquer (partir uma perna, bater com o carro, cortar-se com uma faca, etc.) ou poderão deixar de funcionar algumas das máquinas com que habitualmente trabalha (carro, impressora, computador, etc.). Marte tem muito a ver com o ferro, metais, máquinas e objetos cortantes e Urano é elétrico, súbito, rápido. Deste modo, os acidentes resultantes da enorme tensão interior gerada, podem se manifestar em torno de máquinas elétricas e objetos cortantes. Ou seja, o nativo atrairá qualquer coisa ou situação, que, de alguma maneira, o faça expelir aquela enorme tensão interior acumulada. Se a pessoa resiste, se continua a dizer “não”, se não se deixa transformar pelo Urano, então, o próprio Urano (leia-se, O Universo, O Cosmos, A “Vida”), como um raio e de forma inesperada, irá provocar-lhe qualquer situação desconfortável para ver se acorda. Urano é radical, não se padece nem se compadece e é como um raio que entra na vida da pessoa e provoca ali uma rutura. E essa rutura é como que um apelo para que o nativo compreenda o que tem que mudar ("Vê se percebes, vê se entendes, vê se compreendes o que te quero dizer").


Ruy Figueiredo