terça-feira, 27 de abril de 2021

ASTROLOGIA. JÚPITER NA CASA III (PARTE IX)

 HOJE FALAREMOS DOS NATIVOS COM JÚPITER NA CASA III


Significado da Casa III

A Casa III é a área de experienciação humana onde se procura obter conhecimento para se compreender o mundo e melhor se posicionar no mesmo. Deste modo, esta casa tem a ver com o quotidiano, com o ambiente envolvente, com os familiares próximos (irmãos, tios), com as pequenas viagens, com a comunicação, com o ensino, com a aprendizagem e com um sem número de fatos e dados que as pessoas vão recolhendo e processando durante as suas vidas e através dos quais vão entendendo a realidade do mundo físico envolvente e melhor se posicionam no mundo.

Esta casa tem a ver com o signo de Gémeos e com o Mercúrio, seu regente. Este planeta está relacionado com a mente inferior, racional, lógica, científica e linear, e deste modo, relaciona-se com a comunicação e informação ouvida, dita e escrita, com o ensino e com o comércio. Para Mercúrio, o que importa é a nossa relação como o meio envolvente próximo, com o mundo do quotidiano, com os dados e fatos à nossa volta que vamos percecionando, recolhendo e tratando com recurso à nossa mente lógica, racional, analítica. De facto, Mercúrio abastece-se com a informação multifacetada e variada das coisas à sua volta para poder relacionar-se e compreender o mundo. A informação obtida e tratada por Mercúrio, no entanto, ainda não é direcionada, ou seja, Mercúrio não se identifica emocionalmente com essa informação, não lhe dá nenhum sentido, não a sente e não a direciona. Mercúrio apenas se identifica intelectualmente com as coisas que vai percecionando ao seu redor e que o permite andar pelo mundo. Mercúrio analisa, cataloga, nomeia e quer conhecer. Mercúrio é superficial. Conhece um pouco de tudo, mas ao de leve, pela rama, pela superfície. O objeto do seu conhecimento é tão só e ainda o que está à volta, o ambiente físico envolvente, o quotidiano. Mercúrio apenas conhece as leis visíveis do mundo. Mercúrio não tem capacidade para perceber que existem outras leis ou verdades (que ele não capta) que interferem no mundo. De facto, Mercúrio não pode compreender isso porque é limitada a sua ferramenta de perceção e análise (a mente inferior, racional, analítica).

Significado de Júpiter na Casa III

Com Júpiter localizado na Casa III, e suficientemente dignificado, o nativo será um leitor compulsivo e terá uma necessidade insaciável para aprender, saber e acumular conhecimentos. Gostará de fazer viagens, socializar e comunicar. Os seus interesses serão muito variados e podem girar em torno da educação, filosofia, ensino, religião, comunicação, viagens, consultoria, política, entre outros. No geral, serão harmoniosas, as suas relações com os irmãos e vizinhos.

 Se Júpiter se encontrar debilitado ou pressionado na Casa III, o nativo poderá não escutar os outros, poderá fazer várias coisas ao mesmo tempo, perdendo o foco e desperdiçando energia, poderá, em criança, ter dificuldades na escola, poderá dar-se mal com os irmãos, poderá usar mal a palavra, otimizar demasiado as coisas.

 

Ruy Figueiredo