quarta-feira, 17 de agosto de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO NA CASA III (PARTE XVI)

HOJE ABORDAREMOS AS CARATERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS QUE NASCERAM COM NETUNO SITUADO NA CASA III

Significado da Casa III
A Casa III é a área de experienciação humana onde se procura obter conhecimento para se compreender o mundo e melhor se posicionar no mesmo. Deste modo, esta casa tem a ver com o quotidiano, com o ambiente envolvente, com os familiares próximos (irmãos, tios), com as pequenas viagens, com a comunicação, com o ensino, com a aprendizagem e com um sem número de fatos e dados que as pessoas vão recolhendo e processando durante as suas vidas e através dos quais vão entendendo a realidade do mundo físico envolvente e melhor se posicionam no mundo.
Esta casa tem a ver com o signo de Gémeos e com o Mercúrio, seu regente. Este planeta está relacionado com a mente inferior, racional, lógica, científica e linear, e deste modo, relaciona-se com a comunicação e informação ouvida, dita e escrita, com o ensino e com o comércio.
Para Mercúrio, o que importa é a nossa relação como o meio envolvente próximo, com o mundo do quotidiano, com os dados e fatos à nossa volta que vamos percecionado, recolhendo e tratando com recurso à nossa mente lógica, racional, analítica. De fato, Mercúrio abastece-se com a informação multifacetada e variada das coisas à sua volta para poder relacionar-se e compreender o mundo. A informação obtida e tratada por Mercúrio no entanto, ainda não é direcionada, ou seja, Mercúrio não se identifica emocionalmente com essa informação, não lhe dá nenhum sentido, não a sente e não a direciona. Mercúrio apenas se identifica inteletualmente com as coisas que vai percecionando ao seu redor e que o permite andar pelo mundo. Mercúrio analisa, cataloga, nomeia e quer conhecer. Mercúrio é superficial. Conhece um pouco de tudo mas ao de leve, pela rama, pela superfície. O objeto do seu conhecimento é tão só e ainda o que está à volta, o ambiente físico envolvente, o quotidiano. Mercúrio apenas conhece as leis visíveis do mundo. Mercúrio não tem capacidade para perceber que existem outras leis ou verdades (que ele não capta) que interferem no mundo. De fato, Mercúrio não pode compreender isso porque é limitada a sua ferramenta de perceção e análise (a mente inferior, racional, analítica).

Significado de Netuno
Netuno rege o signo de Peixes. É um planeta feminino, passivo, recetor, “yin” e portanto está ligado às emoções e aos sentimentos. Netuno é o apelo do absoluto, do amor universal e do serviço. É o nosso apelo mais inconsciente de unidade, de totalidade. Netuno quer sempre ligar, mas ligar de uma forma total.

Significado de Netuno na Casa III
Neste caso a área de vida que o nativo vai idealizar, mitificar, absolutizar é a do pensamento e do conhecimento.
Ora, Netuno representa o inconsciente, a imaginação, o sonho, a confusão e o escapismo enquanto a Casa III representa a mente consciente. Deste modo, o netuniano de Casa III pode ter as seguintes tendências comportamentais:

a)  ser altamente imaginativo e ter gosto ou capacidade para inventar e contar histórias e contos de encantar (aspetos positivos de Netuno ligados à imaginação e criatividade);

b) ser altamente confuso e algo mentiroso (aspetos negativos de Netuno ligados à confusão, sonho e escapismo). Pode ter dificuldades de concentração e fantasiar a realidade. Ao confundir a realidade com a imaginação, pode ser facilmente rotulado de mentiroso, não porque o seja de fato, mas porque ao fantasiar a realidade e ao acreditar na realidade fantasiada a transmite aos outros de uma forma confusa, não verdadeira, não real, e daí, a conotação de mentiroso.



Ruy Figueiredo