quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

ASTROLOGIA. MARTE ASPETANDO VÉNUS (PARTE V)

HOJE ABORDAREMOS AS CARACTERÍSTICAS DOS NATIVOS COM MARTE NATAL ASPETADO A VÉNUS NATAL

Significado de Vénus

Vénus é considerado em astrologia um planeta benéfico (Júpiter é o benéfico maior e Vénus o benéfico menor). Deste modo, Vénus traz benefícios aos outros planetas em que toca, sobretudo quando essa ligação é harmónica.

Este planeta rege os signos de Touro e Balança. Como regente do signo Touro, Vénus reflete os aspetos ligados ao amor físico e à posse de bens materiais. Como regente do signo de Balança, Vénus está associado aos aspetos éticos, estéticos e relacionais da vida.

De uma forma geral, Vénus reflete os seguintes comportamentos da vida humana:

a)        Como regente do signo de Touro

paixão, sexualidade, sensualidade, prazeres da vida, dinheiro, bens materiais

b)        Como regente de Balança

relacionamentos, amor, ternura, afeto, poder de atração, união, partilha, fraternidade, amizade, solidariedade, sociabilidade, afinidade, paz, suavidade, delicadeza, harmonia, equilíbrio, alegria, charme, encanto, sedução, beleza, sentido estético, talento artístico, intimidade, jovialidade.

Ou seja, Vénus representa a capacidade de nos identificarmos com alguma coisa (Touro) ou com alguém (Balança) que valorizamos e desejamos.


Significado de Marte

Marte governa e dirige a nossa personalidade, de forma a refletir quem somos. De facto, este planeta está ao serviço da identidade, dado que nos incita a termos iniciativas que nos permitirão ir mais longe na descoberta de quem somos.

Marte rege os signos de Carneiro e Escorpião, exalta-se em Capricórnio, exila-se nos signos de Balança e Touro e tem a sua queda no signo de Caranguejo. Marte jubila-se na Casa VI e no signo de Virgem.


Marte Aspetando Vénus

A – Aspetos harmónicos

Quando Marte e Vénus se encontram bem aspetados no mapa natal, o nativo tem capacidade para integrar o desejo e o instinto com os afetos e o amor. Nestes casos, Marte, de natureza yang, irá conferir à Vénus, de natureza yin, uma tónica mais yang, apaixonada, fogosa, instintiva, intensa, violenta, quente e viril.

Quando a relação aspetal for a de sextil ou de trígono, o nativo terá tendência para ser uma pessoa apaixonada e para se expressar com intensidade. É favorável para encontrar harmonia e compatibilidade com o sexo oposto.

 

B – Aspetos desarmónicos

Marte é inconsciente (co regente de escorpião) e a Vénus é consciente, mental, (Balança - signo de ar), ou seja, numa relação Marte Vénus, é a Vénus que consegue perceber onde está o valor. Marte não consegue ter essa perceção e apenas deseja, sem saber se o objeto do seu desejo é ou não o que o nativo valoriza. Geralmente, quem manda é o desejo, ou seja, o instinto impera sobre o intelecto, e deste modo, nas relações tensionais entre Marte e Vénus, quase sempre o desejo não está alinhado com o que é valorizado e os dramas emocionais emergem. Ou seja, quando Marte e Vénus se encontram relacionados de forma tensa no mapa natal, o nativo terá dificuldade para integrar os afetos e o amor com o desejo e o instinto. De facto, nestes casos, o Marte fica sem saber muito bem o que valoriza nem com o que se identifica, e deste modo, sempre que deseja algo, dispara, investe, verificando mais tarde, depois de consumido o desejo, que afinal não se identificava assim tanto com o que desejava.

O carneiro é ativo, e ao desejar algo ou alguém, vai fazer tudo para ter o objeto do seu desejo. Vai ter a iniciativa para agir, conquistar, conseguir, obter e possuir. No entanto, quando o desejo é consumido, pode ficar ou não um vazio, ou seja, o nativo pode constatar que afinal o objeto do seu desejo não lhe devolve a consciência de si próprio e não lhe dá paz, equilíbrio e segurança. Possivelmente, o nativo empreendeu esforços para obter algo ou alguém que não tinha o significado e o valor que naquele momento impetuoso achou que tinha.

A resolução deste desalinhamento entre o desejo e o amor passa por tornar o Marte mais consciente, ou seja, passa por, em primeiro lugar, ver se há ou não identificação com a pessoa. Apenas quando houver empatia, quando houver valorização do outro, é que o Marte deverá investir. O Marte tem de elevar-se para uma dimensão mais consciente, mais inteligente, pois enquanto o Marte sobrevaloriza a iniciativa, Vénus valoriza a parte empática e harmónica.

Quando a relação aspetal for a de conjunção, o nativo será uma pessoa ardente e apaixonada, em termos afetivos e emocionais.

Na quadratura indica que existe tensão entre os seus desejos e os seus valores, e deste modo, nem sempre o que quer é o que gosta, o que traz problemas na sua relação com o sexo oposto, visto que a paixão e o amor nem sempre andam a par. Na oposição, o nativo terá tendência para ser uma pessoa intensamente emocional mas um pouco desequilibrada. Os desejos e as fortes paixões nem sempre estarão de acordo com as suas necessidades de relacionamento. Pode atrair pessoas erradas ou envolver-se em relação puramente baseadas no aspeto sexual. Como os seus sentimentos podem oscilar entre o amor e o ódio, precisa acalmar a sua vida emocional para harmonizar o seu instinto de conquista (Marte) com o seu lado afável e recetivo (Vénus).

Ruy Figueiredo