sexta-feira, 5 de março de 2021

ASTROLOGIA. JÚPITER MERCÚRIO (PARTE IV)

HOJE IREMOS NOS DEBREUÇAR SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS NATIVOS COM JÚPITER E MERCÚRIO ASPETADOS

Significado de Mercúrio

Mercúrio rege os signos de Gémeos e Virgem. Exalta-se em Virgem, exila-se (está em detrimento) em Sagitário e está em queda no signo de Peixes.

Mercúrio está relacionado com a mente racional, analítica, lógica, dedutiva, científica e linear que aprende sempre qualquer coisa em cada experiência e que ao analisar e racionalizar tudo o que vai aprendendo, consegue fazer pontes e ligações lógicas entre as coisas que vai experienciando. Deste modo, vai percebendo a realidade envolvente (o mundo do quotidiano, o mundo físico, o mundo concreto).

Mercúrio representa a capacidade mental de ir buscar informações que organizem logicamente o mundo, ou seja, representa a capacidade de aprender, nomear e classificar a realidade, para a entender. Mercúrio organiza a realidade envolvente através do processo mental, para ao mesmo tempo, compreender o mundo físico. Mas Mercúrio não só aprende como também transmite o que aprende, e deste modo, é também um mensageiro dos conhecimentos adquiridos. Como se constata, Mercúrio está relacionado com a comunicação (ouvida, falada e escrita), com a informação (fatos, dados), com o ensino, com o comércio, com os órgãos de comunicação social, com as telecomunicações, estradas, transportes e internet.

 

JÚPITER ASPETADO A MERCÚRIO

A – Aspetos harmónicos

Quando no mapa natal Júpiter e Mercúrio estão bem dignificados (em trono ou exaltação) e bem aspetados (conjunção, sextil ou trígono), as naturezas essenciais de cada destes planetas fluem entre si e, deste modo, cada um destes astros expressará as suas qualidades de forma clara e constante. Júpiter, por um lado, contribuirá com o seu otimismo, boa disposição, simpatia, recetividade, extroversão, sociabilidade, bondade, caridade, generosidade, filantropia, sabedoria, moralidade, sentido de justiça, fé, espiritualidade, tolerância, modéstia, sobriedade, lealdade e ousadia, e Mercúrio, por outro, contribuirá com a sua facilidade de comunicação, pesquisa, curiosidade e intelectualidade. Com este entendimento de energias, o nativo terá facilidade na comunicação (escrita ou oral) e fa-la-á de forma sábia, séria e ética. Terá elevada capacidade de argumentação e de oratória. Escritores e advogados usualmente têm estes dois astros bem aspetados.

 

B – Aspetos desarmónicos

Quando no mapa natal Júpiter e Mercúrio estão ligados de forma tensional (quadratura, oposição), as naturezas essenciais de cada destes planetas não fluem entre si e, deste modo, cada um destes astros expressará os seus defeitos. Júpiter tenderá a expressar-se de forma fraudulenta, imprudente ou hipócrita. Já Mercúrio poderá, por sua vez, expressar malícia, tagarelice ou mentira. Com este desentendimento de energias, o nativo poderá ser inseguro na comunicação e a fará de forma pouco ética, séria ou sábia. Fará juízos errados e terá tendência para a mentira.

 

Ruy Figueiredo