terça-feira, 7 de julho de 2020

ASTROLOGIA. SATURNO NA CASA III (PARTE XI)


Hoje nos debruçaremos sobre as características dos nascido com Saturno na Casa III. 


Significado da Casa III
A Casa III é a área de experienciação humana onde se procura obter conhecimento para se compreender o mundo e melhor se posicionar no mesmo. Deste modo, esta casa tem a ver com o quotidiano, com o ambiente envolvente, com os familiares próximos (irmãos, tios), com as pequenas viagens, com a comunicação, com o ensino, com a aprendizagem e com um sem número de fatos e dados que as pessoas vão recolhendo e processando durante as suas vidas e através dos quais vão entendendo a realidade do mundo físico envolvente e melhor se posicionam no mundo.
Esta casa tem a ver com o signo de Gémeos e com o Mercúrio, seu regente. Este planeta está relacionado com a mente inferior, racional, lógica, científica e linear, e deste modo, relaciona-se com a comunicação e informação ouvida, dita e escrita, com o ensino e com o comércio.
Para Mercúrio, o que importa é a nossa relação como o meio envolvente próximo, com o mundo do quotidiano, com os dados e fatos à nossa volta que vamos percecionando, recolhendo e tratando com recurso à nossa mente lógica, racional, analítica. De facto, Mercúrio abastece-se com a informação multifacetada e variada das coisas à sua volta para poder relacionar-se e compreender o mundo. A informação obtida e tratada por Mercúrio, no entanto, ainda não é direcionada, ou seja, Mercúrio não se identifica emocionalmente com essa informação, não lhe dá nenhum sentido, não a sente e não a direciona. Mercúrio apenas se identifica intelectualmente com as coisas que vai percecionando ao seu redor e que o permite andar pelo mundo. Mercúrio analisa, cataloga, nomeia e quer conhecer. Mercúrio é superficial. Conhece um pouco de tudo, mas ao de leve, pela rama, pela superfície. O objeto do seu conhecimento é tão só e ainda o que está à volta, o ambiente físico envolvente, o quotidiano. Mercúrio apenas conhece as leis visíveis do mundo. Mercúrio não tem capacidade para perceber que existem outras leis ou verdades (que ele não capta) que interferem no mundo. De facto, Mercúrio não pode compreender isso porque é limitada a sua ferramenta de perceção e análise (a mente inferior, racional, analítica).

Significado de Saturno natal na Casa III
Os nativos que nasceram com o Saturno localizado na Casa III sentirão as seguintes dificuldades:

Na Infância
Como já referido, é através da Casa III que os indivíduos tentam compreender o ambiente que os rodeia para poderem ter acesso à realidade do mundo onde vivem. Durante a sua vida experimentarão diversos ambientes, designadamente, o vivido em criança com a sua família, o vivido na escola com os professores e colegas, entre outros.
De um modo geral, estes nativos ter-se-ão sentido inseguros na sua infância porque o ambiente onde viveram era hostil, problemático ou inseguro. Não é raro terem manifestado dificuldade na forma como comunicavam, terem tido pais castradores e exigentes ou terem de cuidar dos irmãos mais novos,

Na Escola
Outro ambiente relevante na vida das pessoas é aquele que passamos na escola. Para os que nasceram com o Saturno posicionado na Casa III, é muito provável que tenham tido alguma dificuldade no seu ajustamento à vida escolar. De facto, podem ter sido rotulados de lentos, desatentos e estúpidos, em grande parte devido à sua insegurança e dificuldade na interação e convívio.

Com a Mente
Numa primeira fase de vida, estes nativos sentir-se-ão mentalmente inseguros. O Saturno pede sempre que aprendam com o tempo, e nesta posição do Saturno na Casa III, o que lhes é exigido é que adquiram uma mente estruturada. No entanto, as suas mentes serão sempre algo rígidas, dado que para estes nativos as coisas são “8 ou 80”, ou seja, boas ou más, brancas ou negras, certas ou erradas. Saturno na Casa III dá essa capacidade de estruturar o pensamento, mas tem o inconveniente de o tornar cauteloso e, por isso, aparentemente mais lento.

Com a Comunicação
As pessoas que nasceram com o Saturno localizado no Casa III, numa primeira fase de vida, por conta da insegurança que sentem nos assuntos desta casa, terão grande dificuldade para expressar as suas ideias e em se fazer entender pelos outros, a ponto de, por vezes, terem de explicar repetidamente o que pretendem comunicar e de diversas formas, para que os outros o percebam. No geral, e no que se refere à comunicação, estes nativos são reservados, cautelosos, e tímidos, apesar de encontrarmos também alguns mais faladores.

Ruy Figueiredo